Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. China rejeita críticas do FMI à sua política de "zero casos"

A China considerou hoje o seu desempenho económico "notável", após o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter afirmado que a política de "zero casos" de covid-19 representam um risco para a recuperação da economia mundial.

Covid-19. China rejeita críticas do FMI à sua política de "zero casos"
Notícias ao Minuto

14:00 - 26/01/22 por Lusa

Mundo Pandemia

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China afirmou que o país continua a servir como um "motor da recuperação económica global".

A China "alcançou resultados notáveis, que promoveram a recuperação", disse Zhao Lijian, em conferência de imprensa. O responsável considerou as medidas atuais necessárias para "proteger" a saúde dos seus cidadãos.

"A China sempre adotou uma abordagem científica, abrangente e sólida para a prevenção e controlo" do vírus, afirmou.

A China mantém uma política de "zero casos", que envolve a imposição de restrições nas entradas no país, com quarentenas de até três semanas, e testes em massa e medidas de confinamento seletivas quando um surto é detetado.

Estas medidas permitiram ao país asiático conter o vírus a partir da primavera de 2020 e retornar a uma vida quase normal. Mas agora pesam muito na atividade económica.

Citada pela agência France Presse, a vice-diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, afirmou que a China deve "reajustar" a sua estratégia atual de combate à covid-19.

Com a variante Ómicron, que é muito mais contagiosa, mas menos perigosa, Gopinath estimou que mais confinamentos na China podem ter um "impacto negativo na economia".

"Isto cria o risco não apenas de desacelerar o crescimento, mas também terá consequências muito significativas para as cadeias de fornecimento globais".

Em agosto de 2021, a China fechou parcialmente um dos portos mais importantes do mundo, perto da cidade de Xangai, devido a um surto de covid-19, numa altura em que as interrupções no transporte logístico já pesavam fortemente nas cadeias de abastecimento.

O Fundo Monetário Internacional reviu em baixa na terça-feira a previsão de crescimento para a China, este ano, para 4,8%, de 5,6% em outubro.

A nível global, o FMI espera um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,4%.

Leia Também: ECDC não exclui aparecimento de novas variantes de fuga imunitária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório