Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Presidentes de Cuba e Rússia discutem reforço das "relações bilaterais"

O Presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, e o Presidente russo, Vladimir Putin, falaram ao telefone na segunda-feira sobre a vontade de "reforçar as relações bilaterais" e a "parceria estratégica" entre os dois países, concordando em "intensificar os contactos em vários níveis".

Presidentes de Cuba e Rússia discutem reforço das "relações bilaterais"

O diálogo centrou-se na "cooperação bilateral no comércio, na economia e no investimento" e na "maior coordenação das atividades dos dois países no cenário internacional, de acordo com os princípios de parceria estratégica, tradições de amizade e entendimento mútuo", segundo um comunicado do Kremlin.

Os dois chefes de Estado "confirmaram a vontade de trabalhar juntos para reforçar as relações bilaterais e concordaram em intensificar os contactos em vários níveis", acrescentou o Kremlin.

Por seu lado, Miguel Diaz-Canel elogiou no Twitter a conversa telefónica como sendo "cordial e produtiva", onde se debateu, segundo o mesmo, o "excelente estado" das relações, o "desenvolvimento futuro" das relações e "a atual situação internacional".

A conversa ocorre num momento em que as tensões sobem de tom entre a Ucrânia e a Rússia, com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Ryabkov, a dizer que "não descarta" o envio de militares para os países aliados no continente americano, Venezuela ou Cuba, em caso de fracasso diplomático.

"Se a Rússia fosse nessa direção, reagiríamos com determinação", respondeu o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, qualificando as observações de Ryabkov como "arrogância".

Leia Também: Ucrânia: Casa Branca admite novo encontro entre Biden e Putin

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório