Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

EUA: Supremo Tribunal vai analisar quotas raciais em universidades

As políticas em vigor nas universidades de Harvard e da Carolina do Norte vão ser alvo de escrutínio por parte do Supremo Tribunal.

EUA: Supremo Tribunal vai analisar quotas raciais em universidades
Notícias ao Minuto

16:05 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Universidades

O Supremo Tribunal norte-americano anunciou, esta segunda-feira, que irá analisar a aplicação de quotas destinadas a indivíduos pertencentes a minorias raciais aquando do processo de admissão em certas universidades, adianta a CNN. Em causa estão medidas que têm beneficiado, em larga medida, estudantes negros e hispânicos. 

Os juízes adiantaram que vão analisar as políticas em vigor nas universidades de Harvard e da Carolina do Norte, nas quais a raça é um dos muitos critérios que influenciam a escolha dos alunos que vão compor cada uma das turmas. 

Estes casos serão ouvidos numa sessão que terá início no próximo mês de outubro, esperando-se que uma decisão seja tomada até junho de 2023. Em ambos, a acusação alega que este tipo de políticas tem vindo a ser prejudicial, nomeadamente, para os candidatos asiático-americanos.

A aplicação de quotas destinadas a indivíduos pertencentes a minorias raciais dura já há mais de 40 anos em certas faculdades norte-americanas. Desde 1978, as faculdades têm tido permissão para levarem em consideração a raça dos estudantes durante os processos de admissão, com o intuito de aumentarem a diversidade dos campus.

Este tipo de medidas tinha já sido alvo de escrutínio, em 2014, por parte dos tribunais federais inferiores do país, os quais deram razão às duas universidades envolvidas no processo. Nesses casos, os juízes afirmaram que os programas académicos em questão utilizaram o critério da raça de uma forma "suficientemente limitada" para satisfazer os interesses das entidades no que toca aos princípios da diversidade.

Leia Também: Supremo Tribunal rejeita de novo bloqueio na lei do aborto no Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório