Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 34º

Cheias na capital de Madagáscar deixam milhares desalojados

O país situa-se numa zona propícia a ciclones e chuvas torrenciais, e a capital está construída numa área de colinas inclinadas, fatores que tornam o impacto de cheias ainda maior.

As chuvas torrenciais em Antananarivo, na capital da ilha de Madagáscar, deixaram a cidade inundada e mataram pelo menos dez pessoas. Mais de 12 mil ficaram desalojadas devido às cheias.

Segundo a ABC, as autoridades avisaram que a força da natureza poderá não ficar por aqui, havendo a possibilidade da chegada de um ciclone vindo do Oceano Índico nos próximos dias.

Prevê-se ainda que as chuvas fortes provoquem um deslizamento de terras, já que a cidade foi construída em colinas com uma inclinação acentuada.

As autoridades estão a pedir às pessoas que morem nas zonas mais baixas da cidade que abandonem as suas casas e procurem refúgio fora de Antananarivo.

Apesar do caos, que obrigou o governo a declarar estado de emergência, nem tudo é negativo. Madagáscar enfrenta uma seca severa e as chuvas vieram aliviar os agricultores no sul da ilha no Oceano Índico.

Madagáscar é um dos países do mundo que é mais afetado diretamente pelo impacto das alterações climáticas, por situar-se numa zona propícia a receber ciclones, cheias e outros fenómenos naturais.

É a quinta maior ilha do mundo e situa-se a cerca de 1.200 quilómetros a este de Moçambique. Apesar de ter muitos recursos naturais para explorar, o país enfrentou décadas de instabilidade política e económica, fatores que só começaram a abrandar em 2019 com a eleição de um novo governo.

Ainda assim, segundo o Banco Mundial, Madagáscar é o quarto país do mundo com maior taxa de subnutrição infantil e 75% da população vive abaixo da linha de pobreza extrema.

Leia Também: Inundações causam pelo menos 10 mortos em Madagáscar

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório