Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Moçambique. Maioria das crianças sem fichas durante interrupções

A maioria dos alunos do ensino primário em Moçambique ficou sem fichas de exercícios nas interrupções de aulas nos últimos dois anos de pandemia, segundo um relatório hoje divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Moçambique. Maioria das crianças sem fichas durante interrupções
Notícias ao Minuto

06:52 - 20/01/22 por Lusa

Mundo Moçambique

"Apenas 16% receberam fichas de exercícios do professor", realça a agência das Nações Unidas.

Quase dois terços das crianças "estiveram envolvidas nalgum tipo de atividade de estudo durante o período em que as aulas foram interrompidas, contudo, o acesso e uso de materiais e recursos de aprendizagem foi muito limitado", acrescentou.

O trabalho resulta da Avaliação Longitudinal da Desistência Escolar (ALDE), o primeiro inquérito do género representativo da realidade do país sobre crianças no ensino primário, destaca a agência das Nações Unidas.

Os dados foram obtidos através de um inquérito telefónico e identifica também estratégias dos agregados familiares para lidar com a situação, sendo que a maioria relatou dificuldades.

"A pandemia tem causado choques relacionados com perturbações no rendimento familiar e na segurança alimentar para a maioria dos agregados familiares", lê-se no documento.

Ao mesmo tempo, 76% dos encarregados de educação "expressaram preocupação em relação ao estudo dos seus filhos quando as escolas estavam fechadas".

A avaliação resulta de uma colaboração entre a Universidade Pedagógica (UP) e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano moçambicano.

Do mesmo trabalho resultou também um relatório sobre assiduidade e desempenho escolar, de acordo com o qual as crianças do ensino primário em Moçambique "estão ausentes da escola 39% do tempo", em média. 

Os dados são divulgados poucos antes do arranque do ano letivo, marcado para 31 de janeiro.

Leia Também: Covid-19: Moçambique baixa quarentena de 14 para sete dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório