Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil. Mulher condenada por burlar sistema para tomar dose de reforço

A veterinária conseguiu as três doses da vacina após se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde que estava sem computadores para verificar se o seu nome já constava no sistema de vacinação.

Brasil. Mulher condenada por burlar sistema para tomar dose de reforço
Notícias ao Minuto

20:35 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Crime

Uma veterinária brasileira foi condenada pela Justiça de São Paulo a pagar uma indemnização de 50 mil reais, cerca de oito mil euros, ao município de Guarulhos por danos morais. Em causa, revela a imprensa brasileira, está o facto de a mulher ter burlado o sistema de saúde para tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

A agora condenada, identificada como Jussara Sonner, tomou a primeira e segunda dose da vacina Coronavac em fevereiro e março de 2021 e a dose única da Janssen por vontade própria em junho do mesmo ano, meses antes da dose de reforço ser recomendada pelas autoridades de saúde brasileiras.

Jussara contou o feito nas suas redes sociais e explicou que conseguiu as três doses da vacina após se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde que estava sem computadores para verificar se o seu nome já constava no sistema de vacinação.

O juiz responsável pelo caso, Rafael Tocantins Maltez, considerou “clara” a intenção da mulher em ter vantagens no plano de vacinação e frisou que  a “autora causou um mal coletivo, ao dar péssimo exemplo em momento tão delicado e peculiar como o da atual sindemia”.

"A indenização por danos morais coletivos serve de exemplo e de fio condutor a desestimular a prática de burlar regras socialmente necessárias em momento tão delicado como da atual sindemia", completou. 

Leia Também: Brasil prossegue com a vacinação de crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório