Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente cubano agradece donativos internacionais recentes a Cuba

O Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, agradeceu hoje a vários países e organizações não-governamentais (ONG) os donativos enviados recentemente ao país em resposta à grave crise económica que Cuba atravessa.

Presidente cubano agradece donativos internacionais recentes a Cuba
Notícias ao Minuto

23:53 - 16/01/22 por Lusa

Mundo Miguel Díaz-Canel

"Obrigado ao governo da federação russa, aos amigos do Japão, às organizações Pontes de Amor, Codepink e People's Forum e a tantas pessoas solidárias em todo o mundo", disse Díaz-Canel, no seu perfil na rede social Twitter.

"As vossas doações têm grande significado para Cuba na nossa batalha contra o bloqueio", acrescentou o chefe de Estado, referindo-se ao embargo de seis décadas imposto a Cuba pelos Estados Unidos da América.

Na semana passada, Cuba recebeu uma doação russa de 24 toneladas de material médico, uma doação japonesa de 84 autocarros e uma doação proveniente dos Estados Unidos, recolhida por várias ONG, de sete toneladas de leite em pó.

Estes são os últimos sinais de solidariedade para com Cuba, que nos últimos meses recebeu ajuda de outros países como o Vietname, China, República Dominicana e Nicarágua.

No total, Cuba recebeu 135 donativos de 40 países no ano passado, na sua maior parte material e equipamento médico para imunização e controlo pandémico, de acordo com números oficiais.

Cuba está a atravessar uma grave crise há meses devido a uma combinação da pandemia de covid-19, com o aperto do bloqueio dos Estados Unidos e uma má gestão macroeconómica do país.

Leia Também: Detidos nas manifestações em Cuba arriscam penas de até 30 anos de prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório