Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Perto de 70% dos doentes em UCI em Itália não estão vacinados

Metade destes pacientes não vacinados estavam bem de saúde e não tinham comorbidades antes de serem internados no hospital.

Perto de 70% dos doentes em UCI em Itália não estão vacinados
Notícias ao Minuto

07:34 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os internamentos em Itália cresceram esta semana cerca de 32% e grande parte deles, em unidades de cuidados intensivos, são pessoas não vacinadas. De acordo com Giuseppe Quintavalle, coordenador da Federação Italiana de Empresas de Saúde e Hospitalar (Fiaso) e gerente geral da Policlínica Tor Vergata, em Roma, impulsionar a campanha de vacinação continua a ser a 'chave' para combater o vírus. 

"A partir dos dados de internamentos em terapia intensiva, mais uma vez emerge a forte presença, para a grande maioria dos pacientes, de pessoas não vacinadas: devemos continuar a impulsionar a campanha de vacinação", sublinha o especialista. 

Na última semana, no que diz respeito às unidades de cuidados intensivos, houve um aumento de 18%.

Segundo a revista Panorama della Sanità, os pacientes não vacinados admitidos em UCI são 67% do total. Metade destes pacientes, 54%, estavam bem de saúde e não tinham comorbidades antes de serem internados no hospital.

No que se refere aos vacinados, são 33% em UCI, sendo que dois em cada três têm outras doenças graves "que poderiam determinar uma eficácia reduzida da vacina", segundo a revista italiana, e 85% dos casos são pessoas que receberam duas doses da vacina há mais de 4 meses e ainda não receberam a terceira dose.

Giuseppe Quintavalle reforça a necessidade de complementar a vacinação com a terceira dose para garantir uma maior proteção. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Itália, o país registou, esta quarta-feira, 87.921 novos casos de Covid-19 e 313 mortes associadas à doença. Com estes dados, o país regista, desde o início da pandemia, um total de 139.872 óbitos e  7.971.068 casos de infeção.

Há 108.198 pessoas que recuperaram da doença desde ontem, sendo o número de casos ativos de 2.222.060, neste momento, mais 87.921 do que na terça-feira.

Leia Também: Mais de 100 testes positivos num voo vindo de Itália para a Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório