Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Membro dos talibãs paquistaneses é morto no Afeganistão

Um membro do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP, talibãs paquistaneses), que fugiu em 2014 para escapar da repressão militar daquele grupo islâmico no Paquistão, foi morto no Afeganistão, disse hoje um alto funcionário de segurança.

Membro dos talibãs paquistaneses é morto no Afeganistão
Notícias ao Minuto

23:35 - 10/01/22 por Lusa

Mundo Segurança

Muhammad Khurasani, porta-voz do TTP, morreu na província oriental de Nangarhar, adiantou um responsável sob a condição de anonimato.

"Estamos a recolher informações do Afeganistão sobre como foi encontrado e morto", acrescentou, recusando-se a dizer quem esteve na origem da sua eliminação.

A morte de Muhammad Khurasani surge algumas semanas depois de outro alto funcionário do TTP ter escapado de um alegado ataque de drone a uma residência no leste do Afeganistão.

A identidade dos autores do ataque permanece ainda desconhecida, mas o Paquistão e os Estados Unidos já usaram drones para atingir alvos na região.

O TTP, um movimento distinto do dos novos líderes afegãos, mas que tem raízes comuns, mergulhou o Paquistão num período de intensa violência após a sua formação em 2007.

Muhammad Khurasani, cujo nome verdadeiro é Khalid Balti, dirigiu um "campo de treino terrorista" na região do Norte do Waziristão (noroeste do Paquistão) antes de fugir para o Afeganistão, depois de operações militares.

"[Khurasani] organizou vários ataques em estreita colaboração com o líder do TTP, Noor Wali Mehsud, contra as forças de segurança paquistanesas e cidadãos inocentes enquanto estava escondido no Afeganistão", disse o alto funcionário de segurança.

Composto principalmente por elementos pashtuns, o TTP realizou centenas de atentados suicidas, outros ataques e sequestros no Paquistão durante anos antes de ser esmagado após uma intervenção militar maciça.

Uma das suas piores atrocidades, que deixou uma marca duradoura na consciência nacional paquistanesa, foi o massacre de cerca de 150 crianças em idade escolar em Peshawar em 2014.

Nesse ano, o crime desencadeou uma intensa repressão militar e forçou os combatentes do TTP a se esconderem em território afegão.

O governo paquistanês estabeleceu uma trégua de um mês com TTP, mas terminou em 09 de dezembro de 2021, com os talibãs paquistaneses acusando Islamabad de continuar a matar os seus combatentes.

Leia Também: Afeganistão: Talibãs e frente anti-talibã em negociações no Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório