Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

EUA apreendem armas de navio iraniano com destino ao Iémen

A Quinta Frota dos Estados Unidos apreendeu um carregamento de espingardas de assalto e munições num barco de pesca proveniente do Irão que seguia uma rota utilizada para contrabandear armas para os rebeldes Houthis no Iémen.

EUA apreendem armas de navio iraniano com destino ao Iémen
Notícias ao Minuto

06:23 - 24/12/21 por Lusa

Mundo EUA

Na operação, que teve lugar a 20 de dezembro, foram apreendidas cerca de 1.400 espingardas AK-47 e 226.600 balas de munições, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, num comunicado.

O porta-voz disse que o contrabando de armas do Irão para os Houthis "representa uma violação flagrante do embargo ao armamento, visado pela ONU" e acusou o Irão de "prolongar a guerra no Iémen".

A Marinha dos EUA indicou numa declaração que a operação envolvia o USS Tempest e o USS Typhoon, que efetuaram um embarque de verificação da bandeira que determinou que o navio era do Irão.

Havia cinco pessoas a bordo do navio que se identificaram como cidadãos iemenitas e que serão devolvidos ao Iémen.

As operações da Quinta Frota dos EUA, com sede no Bahrein, cobrem o Golfo Pérsico, o Golfo de Omã, o Mar Vermelho, partes do Oceano Índico e áreas no Estreito de Hormuz, o Canal de Suez e o Estreito de Bab el Mandeb.

O conflito do Iémen eclodiu em 2014, quando os rebeldes Houthi conquistaram grandes partes do oeste e norte do país, incluindo a sua capital, Sana'a, e escalou em 2015 com a intervenção da aliança árabe sunita.

A ONU considera que os combates causaram a pior catástrofe humanitária do planeta, com mais de 24 milhões de pessoas ou 80% da população do país a necessitar de alguma forma de assistência.

Leia Também: Capacetes azuis encorajados a participar na luta contra tráfico de armas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório