Suécia. Tripulante de cargueiro britânico acusado por colisão com navio

Um tripulante britânico do cargueiro 'Scot Carrier", que colidiu na segunda-feira com um navio dinamarquês no Mar Báltico, ao largo da costa sueca, foi hoje acusado, preliminarmente, na Suécia, pelo papel "negligente" no acidente.

Tripulante de cargueiro britânico acusado na Suécia devido a colisão com navio dinamarquês

© Lusa

Lusa
16/12/2021 19:08 ‧ 16/12/2021 por Lusa

Mundo

Negligência

O tripulante, que estava de vigia no momento do acidente que provocou um morto e um desaparecido, vai ser julgado por "negligência agravada no mar", "embriaguez agravada no mar" e "homicídio culposo", determinou um tribunal de Malmo, no sul do país. 

O réu, que rejeita as acusações, está sob custódia das autoridades judiciais suecas, disse o procurador encarregado do processo, Tomas Olvmyr, à agência noticiosa France-Presse (AFP). 

O acidente aconteceu cerca das 03:30 locais (02:30 em Lisboa) no Mar Báltico próximo do porto sueco de Ystad, no extremo sul do país, e da ilha dinamarquesa de Bornholm.

Atingido pelo navio britânico, muito maior, o navio dinamarquês 'Karin Hoj', adornou e virou-se ao contrário.

No início desta semana, a companhia marítima britânica disse que a tripulação a bordo do 'Scot Carrier' foi testada para drogas e álcool após a colisão e que dois membros da tripulação "excederam o limite". 

Quarta-feira, a imprensa sueca relatou que o 'Scot Carrier' continuou a sua rota após a colisão e que, mais tarde, foi obrigado pelas autoridades marítimas da Suécia a regressar ao local do acidente.

O navio dinamarquês foi, entretanto, rebocado para mais perto de terra, para que mergulhadores das forças armadas suecas e da guarda costeira pudessem continuar as buscas pelo tripulante ainda desaparecido.

Leia Também: Suécia mantém detido marinheiro britânico após acidente com cargueiros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas