Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Suécia mantém detido marinheiro britânico após acidente com cargueiros

As autoridades judiciais suecas indicaram hoje que, por suspeitas de embriaguez, vão manter detido um dos tripulantes do cargueiro britânico que segunda-feira colidiu com um navio dinamarquês no sul da Suécia.

Suécia mantém detido marinheiro britânico após acidente com cargueiros
Notícias ao Minuto

18:07 - 15/12/21 por Lusa

Mundo Suécia

No entanto, acabaram por libertar o segundo tripulante, de nacionalidade croata, por as provas estarem ainda por apresentar, apesar de se manter como suspeito.

A colisão, que provocou um morto e um desaparecido, ocorreu antes do amanhecer de segunda-feira entre o navio britânico 'Scot Carrier' e o cargueiro dinamarquês 'Karin Hoej', que, depois de adornar, acabou por ficar com o porão virado para cima.

O Ministério Público sueco, através do procurador Tomas Olvmyr, disse que o cidadão britânico, nascido em 1991, continua detido, mantendo-se as suspeitas de embriaguez e, consequentemente, de "negligência grave no tráfego marítimo e de viagem marítima com embriaguez agravada", o que provocou, para já, uma morte.

Olvmyr acrescentou que a acusação deve decidir se irá prender formalmente o tripulante britânico até ao meio-dia de quinta-feira, o mais tardar.

No início desta semana, a companhia marítima britânica disse que a tripulação a bordo do 'Scot Carrier' foi testada para drogas e álcool após a colisão e que dois membros da tripulação "excederam o limite". Não ficou claro se eles se referiam ao britânico e ao croata, este nascido em 1965, ou a outros membros da tripulação e nenhum dos nomes foi divulgado.

A imprensa sueca relatou hoje que o 'Scot Carrier' continuou a sua rota após a colisão e que, mais tarde, foi obrigado pelas autoridades marítimas da Suécia a regressar ao local do acidente.

O navio dinamarquês foi, entretanto, rebocado para mais perto de terra, para que mergulhadores das forças armadas suecas e da guarda costeira, entre outros, pudessem continuar as buscas pelo tripulante ainda desaparecido.

No próprio dia do acidente, a Suécia abriu uma investigação preliminar por "negligência" e "embriaguez agravada".

O acidente aconteceu cerca das 03:30 locais (02:30 em Lisboa) no Mar Báltico próximo do porto sueco de Ystad, no extremo sul do país, e ilha dinamarquesa de Bornholm.

Leia Também: Suspeita de embriaguez após colisão entre navios de carga no Mar Báltico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório