Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Costa do Marfim recebe mais de dois milhões de vacinas Janssen

A Costa do Marfim recebeu mais de dois milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Janssen, doadas por Espanha e Itália através do sistema Covax, que visa disponibilizar vacinas a países mais pobres, anunciou hoje o Governo.

Costa do Marfim recebe mais de dois milhões de vacinas Janssen
Notícias ao Minuto

17:12 - 16/12/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Esta segunda doação (...) contribui para o sucesso do mecanismo Covax e reafirma o seu empenho em continuar a sua ação em prol do acesso equitativo às vacinas em todo o mundo", sublinhou um comunicado de imprensa da Team Europe, uma estrutura que reagrupa a União Europeia e os seus países-membros, que são um dos principais contribuintes para a Covax.

A Costa do Marfim espera poder vacinar 60% da sua população adulta contra a covid-19 até ao final do ano, declarou o porta-voz do Governo no final de julho, querendo acelerar o processo nesta área, onde muitos países africanos estão a ficar para trás devido à falta de doses disponíveis.

"O objetivo a longo prazo é atingir 60% da população com 18 anos ou mais, com uma meta de um milhão de pessoas a serem vacinadas por mês", ou seja, sete milhões de pessoas até ao final do ano, explicou o porta-voz, Amadou Coulibaly.

A Costa do Marfim, um país com 25 milhões de habitantes, tinha registado mais de 61.923 casos confirmados de coronavírus e quase 706 mortes na quarta-feira.

O sistema Covax visa fornecer, este ano, vacinas a 20% da população em quase 200 países e territórios participantes.

Inclui um mecanismo de financiamento que permite a 92 nações com níveis baixos e médios de desenvolvimento económico acederem às doses, e foi criado para tentar evitar que os países ricos detivessem em exclusivo as vacinas.

Mais de dez milhões de doses de vacinas foram fornecidas à Costa do Marfim ao abrigo deste sistema desde 01 de março de 2021.

De momento, a África está dependente do mecanismo internacional Covax e das doações para vacinar a sua população.

A covid-19 provocou pelo menos 5.328.762 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.717 pessoas e foram contabilizados 1.211.130 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 77 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Leia Também: Tomou vacina da Janssen? Reforço deve ser administrado dois meses depois

Recomendados para si

;
Campo obrigatório