Fontes ligadas à investigação disseram à agência Efe que o homem, de origem marroquina, movimentava grandes quantidades de droga a partir da "sombra", a sua residência na cidade condal, onde conseguia passar despercebido.
Foi capturado na terça-feira, durante uma operação onde a força policial realizou pelo menos 15 buscas e deteve 17 pessoas na capital da Catalunha, na localidade de Cerdanyola de Vallès e em Vigo (uma pessoa), indicaram as autoridades.
Segundo a mesma fonte, o homem era também procurado pelas autoridades francesas e belgas, para além da agência antidrogas Drug Enforcement Administration (DEA), do Departamento de Justiça dos dos Estados Unidos.
O alegado narcotraficante, que iniciou a sua atividade criminosa com tráfico de haxixe, tinha logística e contactos que lhe permitam adquirir a cocaína na Colômbia, de onde a transportava para o Golfo da Guiné, a partir de onde a introduzia na Europa com recurso a lanchas.
A operação que resultou na sua detenção teve origem num tribunal de San Roque (Cádiz), que começou a investigar um carregamento de cocaína intercetado.
Leia Também: Guardia Civil resgata ovelhas perdidas na neve