Espanha detém em Barcelona traficante de droga procurado em vários países

A Guarda Civil espanhola deteve, em Barcelona, um dos traficantes de droga mais ativos em Espanha, procurado por vários países por introduzir na Europa, via África, grandes quantidades de cocaína oriunda da Colômbia, revelaram terça-feira as autoridades.

Guardia civil

© Getty Images

Lusa
15/12/2021 00:06 ‧ 15/12/2021 por Lusa

Mundo

Crime

 

Fontes ligadas à investigação disseram à agência Efe que o homem, de origem marroquina, movimentava grandes quantidades de droga a partir da "sombra", a sua residência na cidade condal, onde conseguia passar despercebido.

Foi capturado na terça-feira, durante uma operação onde a força policial realizou pelo menos 15 buscas e deteve 17 pessoas na capital da Catalunha, na localidade de Cerdanyola de Vallès e em Vigo (uma pessoa), indicaram as autoridades.

Segundo a mesma fonte, o homem era também procurado pelas autoridades francesas e belgas, para além da agência antidrogas Drug Enforcement Administration (DEA), do Departamento de Justiça dos dos Estados Unidos.

O alegado narcotraficante, que iniciou a sua atividade criminosa com tráfico de haxixe, tinha logística e contactos que lhe permitam adquirir a cocaína na Colômbia, de onde a transportava para o Golfo da Guiné, a partir de onde a introduzia na Europa com recurso a lanchas.

A operação que resultou na sua detenção teve origem num tribunal de San Roque (Cádiz), que começou a investigar um carregamento de cocaína intercetado.

Leia Também: Guardia Civil resgata ovelhas perdidas na neve

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas