Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Lula promete ajudar PR argentino a melhorar a vida do povo

O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ajudar o Presidente Alberto Fernández a melhorar a vida do povo argentino como gratidão pela ajuda que recebeu quando esteve preso, num sinal de que pretende voltar ao poder.

Lula promete ajudar PR argentino a melhorar a vida do povo
Notícias ao Minuto

06:52 - 11/12/21 por Lusa

Mundo Lula da Silva

"Quero dizer ao Presidente Alberto Fernández que, em qualquer situação, este senhor aqui com76 anos de idade, mas com a energia de um jovem de 20, estará ao teu lado para que possas fazer o que for necessário para melhorar a vida do povo argentino", disse Lula em discurso na Praça de Maio na noite desta sexta-feira (10).

Lula participou do Dia da Democracia e dos Direitos Humanos, promovido pelo Governo argentino em comemoração aos 38 anos da recuperação da Democracia no país.

Além da promessa de ajuda ao Presidente argentino, num sinal de que pretende formalizar a sua candidatura à Presidência do Brasil, Lula destacou outra coincidência em sintonia com o clima de campanha eleitoral.

"A minha alegria é imensa. Graças a Deus (que) o primeiro país que visitei, quando ganhei as eleições em 2002, foi a Argentina porque eu queria fazer um gesto para a integração sul-americana. E graças a Deus (que) o último país que visito em 2021 é a Argentina pela minha gratidão ao povo argentino", comparou Lula com a sua situação política que completará 20 anos no ano eleitoral brasileiro de 2022.

Durante o discurso de Lula na Praça de Maio, o ex-Presidente brasileiro se definiu como "um preso político" durante os 580 dias que passou na prisão e agradeceu a Alberto Fernández por tê-lo visitado na cadeia quando era candidato à Presidência argentina.

"Quero agradecer a uma figura especial que fez um gesto que jamais imaginei: o companheiro Alberto Fernández teve a coragem de ir à cadeia me visitar, mesmo quando eu o alertei sobre não ser prudente que um candidato a Presidente visitasse um preso político", recordou Lula.

Lula exaltou que, mesmo assim, Alberto Fernández tenha tomado a decisão e que lhe mandou o seguinte recado: "Diga ao Lula que eu vou visitá-lo com muito orgulho e que quero dar uma entrevista depois para que todo o povo argentino saiba que, independentemente das eleições, eu sou um humanista que defende os Direitos Humanos e quer defender a liberdade do companheiro Lula que está preso injustamente".

Esse gesto do então candidato em 04 de julho de 2019 somado ao discurso de vitória nas urnas em 27 de outubro de 2019, quando o eleito Alberto Fernández pediu pela liberdade de Lula, levou o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro a afastar-se do argentino, situação que Lula promete reverter para "ajudar o Presidente argentino a melhorar a vida do povo argentino".

Leia Também: Lula apontado como próximo Presidente do Brasil na visita à Argentina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório