Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Papa pede que sociedades olhem nos olhos dos imigrantes sem indiferença

O Papa Francisco pediu hoje às sociedades que superem a indiferença para com os imigrantes e os olhem nos olhos para perceberem o sofrimento dos que deixam os seus países em busca de um futuro melhor.

Papa pede que sociedades olhem nos olhos dos imigrantes sem indiferença

"Por favor, olhemos nos olhos das pessoas excluídas, deixemo-nos provocar pelos rostos das crianças, filhos de migrantes desesperados. Vamos mergulhar no seu sofrimento para deixar para trás a nossa indiferença", disse Francisco, depois da oração do Ângelus no dia em que se assinala a Imaculada Conceição.

Da janela do Palácio Apostólico do Vaticano, recordou com os fiéis que o ouviram na Praça de São Pedro a sua recente viagem ao Chipre e à Grécia, entre 02 e 06 de dezembro, na qual, entre outras, visitou o Ilha de Lesbos, símbolo da chegada de migrantes à Europa onde já tinha estado em 16 de abril de 2016.

"O Chipre é uma pérola no Mediterrâneo, uma pérola de rara beleza" que suporta "a dor de uma parede que a divide", frisou Francisco.

"O meu desejo para o Chipre é que seja sempre um laboratório de fraternidade, onde o encontro prevaleça sobre o desentendimento, que o irmão seja acolhido, sobretudo quando é pobre, marginalizado ou imigrante. Insisto que, diante dos rostos daqueles que emigram não podemos ignorar ", acrescentou.

O Papa também recordou os seus passos pela Grécia e Lesbos e disse que em todos os lugares foi recebido com grande fraternidade.

Antes do Ângelus, Francisco destacou que é fundamental que as sociedades tenham "humildade e alegria", com foco no cuidado ao próximo.

Hoje de manhã, Francisco foi à Praça de Espanha romana, onde, pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia covid-19, prestou uma homenagem privada à Imaculada Conceição e não celebrou o ato perante os fiéis como em outras ocasiões.

Leia Também: Papa pergunta a políticos "se fossem migrantes e não os deixassem entrar"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório