"Ninguém se importa" com boicote da Austrália aos JO de Pequim

"Ninguém se importa" se a Austrália envia ou nomeia representantes oficiais para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, afirmou hoje fonte da diplomacia chinesa, reagindo ao anúncio de boicote diplomático da Austrália ao evento.

Jogos Olímpicos Tóquio

© D.R.

Lusa
08/12/2021 09:16 ‧ 08/12/2021 por Lusa

Mundo

China

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou hoje que o seu país vai enviar atletas, mas nenhuma delegação oficial aos Jogos Olímpicos de fevereiro próximo, juntando-se aos Estados Unidos no boicote diplomático.

"Tomo esta decisão porque é do interesse nacional da Austrália", disse, citado pela agência AP, considerando tratar-se da "coisa certa a fazer", ressalvando que os atletas australianos podem competir.

Além de citar abusos aos direitos humanos, o primeiro-ministro australiano disse que a China tem criticado muito o reforço pela Austrália da força de defesa forte na região "especialmente em relação, mais recentemente, à decisão de adquirir submarinos com propulsão nuclear".

Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira que não vão enviar uma delegação diplomática para Pequim, devido à situação dos direitos humanos na China.

Leia Também: Ashleigh Barty com prémio de melhor tenista do ano pela 2.ª vez

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas