Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Natal pode continuar a ser problemático até 2026 por causa da pandemia

Especialistas estimam que levará cerca de 5 anos até que estejamos num estado endémico.

Natal pode continuar a ser problemático até 2026 por causa da pandemia
Notícias ao Minuto

09:32 - 04/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Natal é sinónimo de juntar a família toda e celebrar a união entre abraços, comida e troca de presentes. Cada família tem a sua forma de viver esta época, mas desde que a pandemia se instalou que são mais as incertezas do que a magia da festividade. 

Essas incertezas poderão estar para ficar. Pelo menos até 2026, estimam os especialistas que acreditam que levará pelo menos mais cinco anos até que a pandemia se estabeleça como uma endemia estável e previsível. 

De acordo com o BirmighamLive, o SPI-MO, órgão consultivo do governo britânico que avalia a pandemia e dá o seu parecer ao SAGE (Scientific Advisory Group for Emergencies), emitiu um alerta no passado dia 24 de novembro que indica que "levará muito tempo para a Covid-19 atingir seu estado endémico”.

“O caminho para a endemicidade dependerá criticamente da taxa de redução da imunidade e das políticas escolhidas de vacinação e reforço", explicaram os especialistas. 

“O SARS-CoV-2 continuará a ser uma ameaça ao funcionamento do sistema de saúde e requer uma gestão ativa, da qual a vacinação e a vigilância são fundamentais, durante pelo menos os próximos cinco anos”, indica ainda o órgão. 

Os cientistas da SAGE avisa ainda que "mesmo que continue a haver uma boa proteção contra doenças graves para os indivíduos com a vacinação (incluindo reforços), qualquer redução significativa na proteção contra a Covid pode resultar numa onda muito grande de infeções".

Estes especialista aponta ainda que se registará uma onda "potencialmente muito significativa" com hospitalizações nas próximas semanas.

Leia Também: Perspetivas de ocupação no Natal e Ano Novo no Algarve são "otimistas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório