Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Bulgária: Rumen Radev venceu as presidenciais com 66,7% dos votos

A contagem dos resultados da segunda volta das presidenciais da Bulgária, que decorreram no domingo, confirmou a reeleição do presidente Rumen Radev com 66,7% dos votos.

Bulgária: Rumen Radev venceu as presidenciais com 66,7% dos votos
Notícias ao Minuto

12:29 - 22/11/21 por Lusa

Mundo Eleições

Radev, 58 anos, general na reserva e politicamente pró-russo, derrotou o candidato conservador Anastas Gerdzikov, reitor da Universidade de Sofia.  

Rumen Radev que vai tomar posse em janeiro para um segundo mandato de cinco anos contou com o apoio dos socialistas do BSP, na oposição, assim como várias formações "anticorrupção", incluindo a aliança "Continuar a Mudança" (PP), que venceu as últimas legislativas e que está a tentar formar governo.

O apoio destas formações políticas a Radev levou os especialistas a considerarem a segunda volta das presidenciais "um barómetro" sobre a vontade de mudanças do eleitorado.

O candidato Gerdzikov apresentou-se como independente, mas contou com o apoio do partido conservador populista (GERB) do ex-primeiro-ministro Boiko Borisovo, acusado de corrupção.

Radev ganhou popularidade ao apoiar a vaga de protestos contra a corrupção, em 2020, e que acabaram por agastar a imagem de Borisov, acusado de manter ligações aos grupos de crime organizado búlgaros. 

Desde os protestos, realizaram-se na Bulgária três eleições gerais.

Apenas 34% dos 6,6 milhões dos cidadãos com direito de voto participaram nas presidenciais de domingo.

Leia Também: Bulgaros reelegem sem surpresa Rumen Radev como Presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório