Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Japão ensina crianças a pagar impostos

Através de uma campanha publicitária, o Japão pretende clarificar aos mais novos como se pagam as taxas ao Estado.

Japão ensina crianças a pagar impostos
Notícias ao Minuto

10:39 - 22/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Impostos

É o Professor Poo a personagem que surge numa campanha publicitária que visa ajudar os alunos japoneses a perceber a importância do pagamento de taxas ao Estado.

Esta personagem apareceu anteriormente em livros escolares e é agora convocada pela agência tributária do Ministério das Finanças japonês para fazer parte de uma campanha que tem como objetivo incutir interesse nas crianças pelas funções estatais, de forma a que, enquanto adultos, não falhem estes pagamentos.

“Pretendemos que os exemplos apresentados levem a que os alunos do ensino básico se interessem antecipadamente pelos impostos”, revelou  um funcionário do ministério ao jornal Mainichi Shimbun.

O Professor Poo, de bigode e óculos redondos, explora vários temas financeiros. Entre eles, o imposto sobre o consumo com o pagamento de uma taxa de 10% sobre bens e serviços, que surge quando as crianças compram um saco de doces. 

Uma das perguntas que o Professor Poo coloca às crianças é: “O quê que o cocó e os impostos têm em comum?”, sendo que a resposta dada é: “Fertilizante, já que ambos são utilizados para fazer crescer as coisas”.

Leia Também: Governo do Japão aprova maior pacote de estímulo económico do país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório