Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: Terceira noite de disturbios e detenções nos Países Baixos

A polícia neerlandesa relatou mais distúrbios na Holanda ao final do dia de hoje, com novas detenções, após duas noites de violentos protestos contra as restrições destinadas a travar uma nova vaga de Covid-19.

Covid-19: Terceira noite de disturbios e detenções nos Países Baixos
Notícias ao Minuto

23:07 - 21/11/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Em Enschede, junto à fronteira alemã, foi declarado o estado de emergência e "cinco pessoas acabam de ser detidas no centro da cidade por incitamento à violência pública", relatou a polícia numa mensagem na rede social Twitter, cerca das 22h00 (21h00 em Lisboa), apelando aos manifestantes para "irem para casa".

Os manifestantes dispararam fogos de artifício e saquearam alguns locais também nas cidades de Groningen, Leeuwarden e Tilburg, informaram as autoridades e os meios de comunicação locais.

"A polícia está no centro de Groningen" (norte), onde "vários pequenos grupos de pessoas estão a cometer atos de vandalismo", disse um porta-voz à agência France-Presse.

A agitação começou na sexta-feira, na cidade portuária de Roterdão, na qual quatro manifestantes foram feridos por disparos da polícia e 51 pessoas foram detidas.

Vários polícias ficaram feridos em confrontos em Haia, no sábado à noite, onde manifestantes atiraram pedras, queimaram bicicletas e dispararam fogos de artifício.

Mais de 100 pessoas foram detidas em todo o país, incluindo por insultarem as forças de segurança, e pelo menos 12 pessoas ficaram feridas durante os protestos dos últimos três dias.

Os Países Baixos reintroduziram o confinamento parcial na semana passada para tentar travar a propagação do novo coronavírus, estando o encerramento da restauração às 20h00 entre as medidas anunciadas.

Em análise está a interdição de acesso a determinados locais, incluindo bares e restaurantes, a pessoas não vacinadas contra a Covid-19.

Leia Também: Covid-19: Incidentes durante protesto em Bruxelas levam a 44 detenções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório