Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Vulcão em La Palma sobe de categoria no índice de explosividade

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, subiu de categoria no seu índice de explosividade, após ultrapassar a emissão de 10 milhões de metros cúbicos de material piroclástico desde que entrou em erupção há 61 dias.

Vulcão em La Palma sobe de categoria no índice de explosividade
Notícias ao Minuto

15:22 - 20/11/21 por Lusa

Mundo Vulcão

O comité científico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca) aumentou a categoria de 2 para 3 numa escala de 8, sendo a escala calculada pela quantidade de material piroclástico emitido. A alteração foi pela quantidade de material piroclástico emitido e não por quaisquer mudanças no mecanismo eruptivo ou explosividade, explicou a porta-voz do comité científico, Carmen López.

Nas últimas horas, as três frentes de fluxo de lava ainda estão ativas, embora a única área onde a lava ocupa novo terreno seja entre os fluxos de lava 4 e 7, onde avançou 130 metros, afetando principalmente culturas agrícolas, segundo o porta-voz do comité técnico do Pevolca, Rubén Fernández.

A alteração de categoria ocorre num dia em que o aeroporto de La Palma se encontra inoperacional devido à acumulação de cinzas do vulcão Cumbre Vieja, segundo a operadora aeroportuária AENA, embora os restantes aeroportos das ilhas Canárias permaneçam abertos.

Este encerramento do aeroporto coincide com uma deterioração da qualidade do ar na zona sul de Las Manchas, o que levou ao encerramento da estrada de acesso a Fuencaliente, de acordo com o Cabildo de La Palma.

A erupção do vulcão Cumbre Vieja já causou a devastação de 866,1 hectares e a destruição de mais de 2.000 edifícios na ilha.

Leia Também: Vulcão em La Palma provocou prejuízos de pelo menos 550 milhões de euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório