Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AIEA rejeita utilização de suas câmaras em ataque a instalação no Irão

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) rejeitou que as suas câmaras tenham sido utilizadas por terceiros num ataque a uma instalação nuclear iraniana, como sugeriu Teerão, segundo um relatório ao qual a agência France-Presse teve hoje acesso.

AIEA rejeita utilização de suas câmaras em ataque a instalação no Irão
Notícias ao Minuto

15:49 - 17/11/21 por Lusa

Mundo Nuclear

De acordo com o documento, o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, "rejeita categoricamente a ideia de que as câmaras da agência tenham ajudado terceiros a lançar um ataque ao complexo da Tesa, localizado em Karaj", próximo de Teerão, em junho.

As autoridades iranianas informaram a AIEA que estão "a investigar para determinar se os terroristas usaram" o equipamento da agência.

O Irão alegou a 23 de junho ter frustrado uma operação de "sabotagem" atribuída a Israel contra um edifício da Organização Iraniana de Energia Atómica (OIEA).

A AIEA queixa-se que desde setembro não tem a autorização "indispensável" para aceder aquele local, onde são fabricados componentes para centrifugadoras.

Uma câmara foi destruída e outra ficou muito danificada no ataque e a agência da ONU quer fazer reparações. A falta de acesso "afeta seriamente" a capacidade de monitoramento, lamenta a agência no relatório.

Mas, de acordo com o Irão, o local não está "abrangido" pelo acordo concluído em setembro, relativo à manutenção dos equipamentos de monitoramento das suas instalações nucleares.

No mesmo relatório, a AIEA reafirma que o Irão aumentou significativamente a quantidade de urânio altamente enriquecido produzido nos últimos meses, em violação dos compromissos assumidos no acordo internacional de 2015 sobre o seu programa nuclear.

De acordo com estimativas no início de novembro, Teerão aumentou o seu 'stock' de urânio enriquecido a 60% - muito além do limite autorizado de 3,67% - para 17,7 quilos [contra 10 quilos no final de agosto], enquanto o de urânio enriquecido a 20% aumentou de 84,3 quilos para 113,8 quilos.

O 'stock' total de urânio enriquecido é de 2.489,7 quilos, contra 2.441,3 quilos anteriormente.

Este documento será discutido no Conselho de Governadores, que terá início a 22 de novembro, em Viena, sede da AIEA.

CSR // PAL

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório