Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Grécia: Restauração em protesto contra medidas impostas

Milhares de proprietários de restaurantes fecharam os espaços durante um dia em forma de protesto nacional contra as medidas que responsabilizam os estabelecimentos pela verificação da vacinação ou teste à Covid-19 dos clientes.

Notícias ao Minuto

23:11 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O protesto nacional por parte do setor da restauração contra as medidas que responsabilizam os estabelecimentos pela verificação da vacinação ou teste à Covid-19 dos clientes durou apenas um dia. 

Qualquer restaurante ou café que sirva clientes sem documentação adequada corre o risco de ser multado em 5.000 euros e obrigado a encerrar temporariamente. Já os clientes poderão ser penalizados no valor de 300 euros.

De acordo com o jornal grego Kathimerini, a Grécia regista atualmente o maior número diário de casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia e a maior taxa de mortalidade em seis meses, o que leva o governo a impor novamente algumas restrições que atingem cerca de um terço da população do país que ainda não foi vacinada.

Uma semana após a introdução das novas restrições, os empresários afirmam que as receitas caíram 50%, num momento em que centenas de restaurantes estão à beira da falência e funcionários estão a ser demitidos em massa.

O sindicato da Federação Pan-Helénica de Restaurantes e Profissões Relacionadas (Poese), que representa os trabalhadores nas indústrias de serviços e turismo, solicitou ao governo que volte a regulamentar estas multas e repense em descontos de aluguer, bem como em incentivos fiscais.

Veja imagens do protesto na galeria acima.

Leia Também: AO MINUTO: Chega contra restrições; Restauração em protesto na Grécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório