Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Sobrevivente de queda de teleférico tem 15 dias para voltar a Itália

Um tribunal israelita estabeleceu um prazo para que avós de Eitan Biran o levem de volta para Itália.

Sobrevivente de queda de teleférico tem 15 dias para voltar a Itália
Notícias ao Minuto

15:52 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Um tribunal em Israel decidiu que o menino de seis anos, cujos pais morreram num acidente de teleférico, deve ser devolvido aos familiares em Itália dentro de 15 dias, mantendo uma decisão anterior numa dura batalha pela custódia da criança.

Recorde-se que um teleférico que transportava Eitan Biran e a sua família embateu numa montanha, no norte da Itália, em maio, matando 14 pessoas, incluindo os pais de Eitan e um irmão mais novo. Seguiu-se uma dura batalha pela sua custódia entre os avós maternos em Israel e os parentes paternos em Itália.

Após a alta de Eitan de um hospital de Turim, um tribunal de menores italiano decidiu que iria morar com a tia, Aya Biran, no norte da Itália. Mas, em setembro, o avô materno do menino levou-o para Israel num jato particular, contra a vontade da família italiana, uma ação que o avô, Shmuel Peleg, mais tarde defenderia dizendo que tinha sido no melhor interesse da criança.

Esta semana, um juiz israelita respondeu a essa ação emitindo um mandado de prisão internacional para o avô do menino, refere a Sky News. A medida foi tomada após uma decisão, no mês passado, em que o tribunal ordenou que Eitan fosse devolvido a Itália por ser "o local em que residia normalmente", além de solicitar a Shmuel que pagasse cerca de 20 mil euros em despesas e honorários de advogados. Os pais de Eitan, Amit Biran, de 30 anos, e Tal Peleg, de 27, viviam há vários anos em Itália, onde Amit estudava medicina.

O caso do teleférico também ainda está em aberto e não foi totalmente esclarecido. Três pessoas já foram detidas por terem desativado deliberadamente o travão de mão do dispositivo devido a problemas de manutenção decorrentes. Dois deles ficaram em liberdade condicional, mas estão a ser investigados como sendo, alegadamente, responsáveis ​​pelas várias mortes e lesões por negligência.

Leia Também: Famílias lutam por menino que sobreviveu a queda de teleférico em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório