Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Pai e filho alertam para o degelo na Sibéria

O aquecimento global tem provocado o aumento deste fenómeno na Sibéria, um dos lugares mais frios do planeta.

Pai e filho alertam para o degelo na Sibéria
Notícias ao Minuto

11:08 - 05/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Ecossistema

O cientista Sergey Zimov não consegue encontrar nenhum sinal de solo permanentemente congelado. Devido ao impacto das alterações climáticas, o degelo é cada vez mais uma ameaça real.

Zimov, que estudou este fenómeno durante décadas na região produtora de diamantes - Yakutia, está agora a experienciar os efeitos das mudanças do clima em tempo real.

As temperaturas na Sibéria variam constantemente, registando-se um aumento muito superior à média mundial.

Em setembro, Nikita Zimov, filho de Sergey, pescou nas águas rasas do rio uma presa e um dente de mamute. Essas descobertas são comuns há anos naquela região e desde que o gelo começou a derreter.

De acordo com a Reuters, este acontecimento tem sido encarado como natural não merecendo destaque nas medidas que o governo propõe para reduzir as emissões ou mesmo nas negociações climáticas da Organização Nações Unidas. 

Zimov, ignorou as ordens para abandonar o Ártico quando a União Soviética entrou em colapso e, em vez disso, encontrou financiamento para manter a Estação de Ciência do Nordeste, perto da cidade parcialmente abandonada de Chersky, em funcionamento.

Cidades inteiras sofrem com o degelo provocado pelo aumento da temperatura. O que, segundo cientistas, caso se mantenha até 2050, poderá provocar danos exorbitantes à Rússia, no valor de aproximadamente 865.265.000 euros.

Apesar de, mundialmente, as fábricas terem reduzido a atividade durante a pandemia, que também reduziu drasticamente o transporte global, Zimov acredita que a concentração de metano e dióxido de carbono na atmosfera tem crescido num ritmo mais rápido.

Leia Também: Clima: EUA querem alocar 3 mil milhões de dólares a países vulneráveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório