Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Reino Unido volta a ameaçar União Europeia sobre Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, alertou hoje que o Reino Unido vai ter de tomar as "medidas necessárias" para resolver a questão da Irlanda do Norte, que tem sido objeto de tensão com a União Europeia (UE) no pós-Brexit.

Reino Unido volta a ameaçar União Europeia sobre Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto

23:17 - 29/10/21 por Lusa

Mundo Brexit

"As respostas para os problemas com a circulação de mercadorias (...) no nosso país entre, a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte, deveriam ser muito simples. Acho que precisamos de resolver este problema", disse Boris Johnson na chegada a Roma, onde participará na cimeira do G20.

O Protocolo da Irlanda do Norte foi adotado como parte do longo divórcio do Reino Unido com a UE.

"Não estou convencido de que as soluções que vemos [da UE] possam resolvê-lo. Teremos que tomar as medidas necessárias para proteger a integridade territorial do Reino Unido e do mercado interno do Reino Unido", acrescentou.

Destinado tanto a proteger o mercado europeu quanto a evitar o regresso de uma fronteira física na ilha da Irlanda, que poderia em enfraquecer a paz, o protocolo mantém a Irlanda no Norte na união aduaneira e no mercado único europeu.

Também visa permitir o comércio livre do território com o Reino Unido continental, ao mesmo tempo que evita os produtos britânicos entrarem no mercado único da EU através da fronteira terrestre com a Irlanda.

Londres deseja, em particular, pôr fim ao papel de supervisão do Tribunal de Justiça no que diz respeito à aplicação do protocolo.

Mas Bruxelas quer que o Tribunal de Justiça continue a ser do decisor final do mercado único, mesmo sabendo que já apresentou propostas para tentar encontrar um entendimento.

Bruxelas propôs reduzir significativamente os controlos fitossanitário e as formalidades alfandegárias para uma ampla gama de mercadorias destinada ao consumo exclusivo da Irlanda do Norte e que não deverão entrar no mercado único europeu.

O governo britânico alertou que, na ausência de um acordo nas próximas semanas, está preparado para acionar o Artigo 16, que permite que alguns aspetos do protocolo sejam suspensos com caso de grandes interrupções, de forma unilateral.

Hoje, o Presidente de França, Emmanuel Macron, questionou a "credibilidade" de Boris Johnson por aplicar acordos do Brexit sobre as licenças de pescas e os controlos alfandegários na Irlanda do Norte.

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times (FT), o chefe de Estado francês alertou que a reputação do governo britânico está à "prova" não só com os parceiros europeus, mas também com resto da comunidade internacional.

"Se passas anos a negociar um tratado e poucos meses depois fazes o contrário do que ficou decidido nos aspetos que menos te convém, não é um grande sinal de credibilidade", atacou Emmanuel Macron.

Londres ameaçou hoje aumentar os controlos sobre os barcos europeus que pescam em águas britânicas, em resposta às medidas retaliatórias anunciadas por França, na disputa de licença de pesca no pós-'Brexit'.

O Governo do Reino Unido "planeia lançar um procedimento de solução de controvérsias sob o acordo comercial pós-'Brexit'" e, entre outras medidas, "a implementação de controlos rigorosos sobre a atividade pesqueira da UE nos territórios de águas do Reino Unido", disse hoje um porta-voz, em comunicado.

Paris e Londres acusam-se mutuamente de violar o acordo comercial pós-'Brexit', assinado no final do ano passado, à volta das licenças de pesca em águas britânicas.

Leia Também: Londres ameaça aumentar controlo de barcos europeus em águas britânicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório