Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Laos: Apreensão recorde de 55,6 milhões de comprimidos de metanfetaminas

Mais de 55 milhões de comprimidos de metanfetaminas foram apreendidos pela polícia do Laos, a maior apreensão de sempre de drogas sintéticas na Ásia, divulgou hoje a agência da ONU para os Assuntos de Droga e de Crime (UNODC).

Laos: Apreensão recorde de 55,6 milhões de comprimidos de metanfetaminas
Notícias ao Minuto

18:24 - 28/10/21 por Lusa

Mundo Laos

Os comprimidos estavam escondidos no interior de um camião.

"Os 55,6 milhões de comprimidos de metanfetaminas e 1.537 quilogramas de metanfetamina em cristal foram assinalados pelas autoridades do Laos na noite de quarta-feira e constituem um recorde, numa única apreensão, na região", afirmou, em declarações à agência France-Presse (AFP), o representante regional da UNODC (sigla em inglês), Jeremy Douglas.

"É três vezes mais do que todos os comprimidos de metanfetamina apreendidos no Laos no ano passado, e quase um terço da metanfetamina em cristal", acrescentou o representante.

A chamada região do "Triângulo Dourado" -- situada nas fronteiras entre Laos, Tailândia e Myanmar (antiga Birmânia) -- é identificada como um importante ponto de passagem e de produção de drogas sintéticas no sudeste asiático.

Por exemplo, em Myanmar, as drogas sintéticas são a principal fonte de rendimento do crime organizado, bem como de grupos insurgentes ou de milícias que operam em zonas próximas das fronteiras com o Laos e com a Tailândia.

Segundo os 'media' locais, a polícia do Laos fez esta apreensão recorde na província de Bokeo, em plena região do "Triângulo Dourado", quando descobriu as drogas sintéticas no interior de um camião que aparentemente transportava um carregamento de uma cerveja local.

No âmbito da operação, três pessoas foram detidas, incluindo o motorista do camião.

Leia Também: AO MINUTO: 3.ª dose a terminar nos lares; Temos "cultura pró-vacinas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório