Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro crianças morrem em naufrágio ao largo da ilha grega de Chios

Quatro crianças morreram hoje no naufrágio de uma embarcação precária que transportava 27 migrantes junto à ilha grega de Chios, anunciou o ministro grego das migrações, admitindo que há ainda pelo menos um desaparecido.

Quatro crianças morrem em naufrágio ao largo da ilha grega de Chios
Notícias ao Minuto

12:14 - 26/10/21 por Lusa

Mundo Migrações

Notis Mitarachi disse que 22 das 27 pessoas que estavam a bordo da embarcação foram salvas.

"Tragicamente, apesar dos esforços da guarda costeira helénica, quatro crianças, com idades entre 3 e 14 anos, morreram", escreveu Mitarachi numa mensagem na rede social Twitter.

O ministro acusou a vizinha Turquia de não cumprir os termos do acordo de 2016 com a União Europeia.

"As autoridades turcas devem fazer mais para prevenir a exploração por redes criminosas na fonte. Estas viagens nunca deveriam ser permitidas", acrescentou Mitarachi.

A Turquia argumenta que acolhe o maior número de refugiados no mundo, cerca de quatro milhões, e diz que a União Europeia tem sido lenta a cumprir as promessas de ajuda financeira.

As autoridades gregas lançaram hoje uma operação de salvamento ao largo da ilha de Chios após o naufrágio de uma embarcação com 27 migrantes a bordo.

A operação de salvamento conta com o apoio de um navio da NATO, dois helicópteros e várias embarcações privadas que navegam naquela zona do mar Egeu.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 2.500 pessoas atravessaram este ano o mar Egeu desde a vizinha Turquia, contra 9.700 em 2020, ano em que a organização registou mais de 100 mortos ou desaparecidos.

A Grécia era a principal porta de entrada de migrantes e refugiados na União Europeia na crise de 2015-16, mas o número de entradas diminuiu nos últimos dois anos, em parte devido a medidas de policiamento mais rigorosas.

Leia Também: Criança encontrada morta em embarcação resgatada ao largo das Canárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório