Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Criança encontrada morta em embarcação resgatada ao largo das Canárias

Uma criança migrante "com cerca de cinco anos" foi encontrada morta numa embarcação que foi resgatada no domingo na rota migratória em direção ao arquipélago espanhol das Canárias, divulgaram hoje as autoridades locais.

Criança encontrada morta em embarcação resgatada ao largo das Canárias
Notícias ao Minuto

13:53 - 25/10/21 por Lusa

Mundo Migrações

No total, cerca de 50 migrantes "oriundos da África subsaariana" estavam a bordo da embarcação sobrelotada, com apenas "sete metros" de comprimento, que foi resgatada no domingo à noite a sudoeste da ilha de Gran Canaria, relatou, em declarações à agência France-Presse (AFP), a guarda costeira espanhola.

Uma criança "com cerca de cinco anos" foi encontrada morta a bordo da embarcação, informaram as autoridades, acrescentando que, segundo as informações recolhidas até ao momento, outros cinco menores, incluindo dois bebés e duas crianças com seis e sete anos de idade, e 23 mulheres também viajavam na mesma embarcação sobrelotada.

De acordo com os serviços de urgência do arquipélago espanhol, os menores, acompanhados por dois adultos, foram retirados da embarcação com recurso a um helicóptero e foram encaminhados para um hospital local, uma vez que apresentavam sinais graves de desidratação ou de hipotermia.

Os restantes migrantes desembarcaram no domingo à noite no porto de Arguineguín, na ilha de Gran Canaria.

A rota da África Ocidental, que atravessa o oceano Atlântico e a costa oeste de África até às Canárias, é conhecida por ser extremamente perigosa, por causa das fortes correntes marítimas.

Mesmo com tais perigos, esta rota tem atraído cada vez mais migrantes, sobretudo provenientes de países da África subsaariana, que desejam chegar ao território europeu, a grande maioria a bordo de embarcações muito precárias e sobrelotadas.

Espanha, a par da Grécia, Itália, Malta ou Chipre, é um dos países da "linha da frente" ao nível das chegadas de migrantes irregulares à Europa.

Pelo menos 887 migrantes morreram, incluindo 60 crianças, ao tentar fazer a travessia marítima até às Canárias desde o início do ano, mais do dobro do número registado no mesmo período em 2020, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Pelo menos 14.720 migrantes chegaram de forma irregular às ilhas Canárias entre 01 de janeiro e 15 de outubro, quase o dobro face ao mesmo período do ano passado, de acordo com os últimos dados do Ministério do Interior espanhol.

Apesar de ser uma das principais portas da imigração irregular para o continente europeu, Espanha é muitas vezes uma escala em direção a outros países, como é o caso de França.

Muitos migrantes são alvos de redes de tráfico de pessoas, pagando somas significativas a passadores para conseguir cruzar a fronteira entre Espanha e França.

Sete passadores, que transportavam migrantes irregulares oriundos do norte de África, foram detidos nas regiões espanholas do País Basco e de Navarra (norte), divulgou hoje a Guarda Civil espanhola.

Leia Também: Migrações: Milhares em nova marcha no México para tentar chegar aos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório