Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2021
Tempo
MIN 7º MÁX 12º

Edição

Eslováquia estende restrições devido a aumento de novos casos

A Eslováquia estendeu hoje as suas severas restrições para combater a pandemia de covid-19 a mais regiões do país, devido à intensificação da mais recente vaga de novos casos da doença.

Eslováquia estende restrições devido a aumento de novos casos
Notícias ao Minuto

17:00 - 25/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O número de condados afetado pelas medidas duplicou em apenas uma semana, de cinco para dez, a maioria dos quais situados no norte do país, junto ou perto da fronteira com a Polónia e a República Checa. A Eslováquia tem 79 condados.

As medidas incluem o encerramento de hotéis, bares e restaurantes, sendo apenas autorizada a venda ao postigo de refeições para levar. Ginásios, piscinas e spas também foram encerrados.

O número máximo de pessoas autorizado em eventos públicos foi reduzido para 100, com a vacinação completa. É também obrigatório o uso de máscara não só em espaços interiores, como também ao ar livre.

Com uma população de quase 5,5 milhões de habitantes, a Eslováquia é um dos países da União Europeia (UE) mais gravemente atingidos pela pandemia de covid-19. Registou 457.431 casos da doença e 12.917 mortes.

Quase 80% das 1.144 pessoas atualmente hospitalizadas no país foram só parcialmente vacinadas ou não o foram de todo.

A Eslováquia tem uma das taxas de vacinação mais baixas da UE: menos de 2,4 milhões de pessoas têm a vacinação completa.

A covid-19 causou pelo menos 4.945.746 mortes em todo o mundo, entre mais de 243,56 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, com base em dados oficiais.

Em Portugal, morreram, desde março de 2020, 18.138 pessoas e foram contabilizados 1.085.451 casos de infeção, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: Só vacinados em eventos de visita do Papa? Eslováquia suspende decisão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório