Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Canadá. Incêndio com gases tóxicos em porta-contentores está controlado

O fogo está agora estabilizado e os bombeiros especializados já devem poder embarcar.

Um incêndio que deflagrou, no sábado, no navio porta-contentores, de bandeira maltesa 'Zim Kingston', que transportava 52 toneladas de produtos químicos de mineração, parece estar finalmente sob controlo. A embarcação de 260 metros estava ancorada no Estreito de Juan de Fuca, ao sul da Ilha de Vancouver, na Colúmbia Britânica.

O alerta foi dado cerca das 11h00 (hora local) depois de dois dos contentores estarem envoltos em chamas. Pelas 22h50, o fogo já se tinha espalhado para pelo menos dez contentores.

O incêndio colocou imediatamente as autoridades em alerta devido aos produtos tóxicos a bordo, como o amil xantato de potássio, um pó amarelo classificado como "combustível espontâneo" pelas autoridades americanas. 

Na madrugada de domingo para segunda-feira, a Guarda Costeira canadiana anunciou que o incêndio tinha finalmente estabilizado, tendo sido pulverizado com água por navios que se posicionaram ao seu lado.

Durante o dia de hoje, dependendo das condições climatéricas, bombeiros especializados em materiais perigosos deverão embarcar no navio para combater os incêndios mais pequenos, mas persistentes, e garantir que sejam extintos. Também navios rebocadores serão despachados para a área.

Além do incêndio, a Guarda Costeira canadiana está a trabalhar com a Guarda Costeira norte-americana para encontrar 40 contentores que caíram ao mar. 

Veja na galeria acima, imagens do local.

Leia Também: EUA vão abrir fronteiras terrestres com Canadá e México a vacinados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório