Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Chefe jihadista abatido em operação da força militar francesa no Mali

Uma operação da força militar francesa Barkhane que atua no Mail abateu um chefe 'jihadista' de um grupo leal à Al-Qaida e quatro outros membros numa intervenção em Gourma, norte do país, informaram hoje fontes diplomáticas e de segurança.

Chefe jihadista abatido em operação da força militar francesa no Mali
Notícias ao Minuto

21:43 - 17/10/21 por Lusa

Mundo Mali

O chefe 'jihadista' Saghid Ag Alkhoror do Grupo de Apoio do Islão e Muçulmanos (Jnim), conhecido por Abu Nassar, e quatro dos seus combatentes, foram mortos no sábado durante uma operação aérea da Barkhane na localidade de Tin Assakok, indicou a agência noticiosa Efe.

As forças francesas estão presentes no Mali há oito anos, a pedido das autoridades locais, para combater grupos islamitas radicais, mas os resultados desta operação têm sido muito criticados nos últimos anos, incluindo os seus "efeitos colaterais" que têm atingido a população civil.

A instabilidade do Mali prolonga-se desde o golpe de Estado de 2012, quando grupos tuaregues rebeldes e organizações 'jihadistas' assumiram o controlo do norte do país durante 10 meses.

O país do Sahel regista uma situação de grande instabilidade, com uma forte pressão 'jihadista' e dois golpes de Estado em menos de um ano, e um processo de transição que ainda não foi concluído. As eleições gerais, que devem culminar esta fase transitória, ainda não têm data marcada.

Leia Também: Pelo menos 10 pessoas mortas em ataque por alegados jihadistas no Níger

Recomendados para si

;
Campo obrigatório