Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Junta Militar diz estar "dececionada" com exclusão de cimeira da ASEAN

A Junta Militar birmanesa disse hoje estar "extremamente dececionada" com a decisão da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) de excluir o seu líder, Min Aung Hlaing, da próxima cimeira da organização.

Junta Militar diz estar "dececionada" com exclusão de cimeira da ASEAN
Notícias ao Minuto

17:41 - 16/10/21 por Lusa

Mundo Myanmar

"Myanmar está extremamente dececionada e opõe-se veementemente às conclusões da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros, já que as discussões e a decisão sobre a questão da representação de Myanmar ocorreram sem consenso e são contrárias aos objetivos da ASEAN", disse a diplomacia birmanesa, num comunicado.

A Junta Militar do Myanmar já hoje atribuíra à ingerência estrangeira a decisão da ASEAN de excluir Min Aung Hlaing da cimeira de líderes asiáticos, no final de outubro.

O porta-voz da Junta Militar, Zaw Min Tun, disse ao serviço birmanês da BBC que a decisão hoje anunciada pelo grupo se deve a pressões dos Estados Unidos e da União Europeia.

A ASEAN realizará a sua cimeira anual de líderes de 26 a 28 de outubro, onde também participarão alguns dos seus parceiros mais importantes, incluindo o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Leia Também: Excluído da cimeira da ASEAN? Junta militar culpa ingerência estrangeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório