Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

UE apela a contenção da violência após ataque contra manifestantes

A União Europeia (UE) apelou hoje às partes interessadas que evitem uma escalada de violência no Líbano, na sequência de um tiroteio durante uma manifestação em Beirute que provocou, na quinta-feira, pelo menos seis mortos.

UE apela a contenção da violência após ataque contra manifestantes
Notícias ao Minuto

11:53 - 15/10/21 por Lusa

Mundo Beirute

"Apelamos a todos os partidos e líderes a agirem com calma e responsabilidade para evitar uma escalada de violência neste momento crítico para o Líbano. A prioridade deve residir na abordagem construtiva e urgente de todas as crises que o Líbano e o seu povo têm de suportar já há muito tempo", segundo um comunicado divulgado pelo Serviço de Ação Externa da UE.

A UE condenou o uso da violência e apelou ainda "à máxima contenção para evitar mais perdas de vidas sem sentido, defendendo que deve ser dada prioridade à "abordagem construtiva e urgente de todas as crises que o Líbano e o seu povo têm de suportar já há muito tempo".

Os 27 consideram também que a investigação da explosão no porto de Beirute, em 04 de agosto de 2020, deve ser concluída assim que possível, com imparcialidade, credibilidade e transparência.

Os partidos xiitas Amal e Hezbollah relataram que vários dos seus apoiantes foram mortos ou gravemente feridos num ataque realizado por francoatiradores durante os protestos.

Um tiroteio por francoatiradores fez na quinta-feira pelo menos seis mortos e mais de 30 feridos durante um protesto em Beirute.

Os manifestantes dirigiam-se ao Palácio da Justiça para protestar contra o juiz Tarek Bitar, a quem acusam de "politizar" a investigação da explosão no porto de Beirute, em 2020, depois de o magistrado ter convocado, esta semana, dois ex-ministros do movimento Amal para depor.

A manifestação ocorreu no mesmo local onde os familiares das vítimas da explosão no porto de Beirute se reúnem regularmente para exigir que a investigação seja concluída.

Leia Também: Líbano: Rússia pede aos políticos libaneses moderação e trabalho conjunto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório