Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ataque com arco e flecha na Noruega: Suspeito é dinamarquês, tem 37 anos

Cinco pessoas morreram e duas ficaram feridas. Suspeito foi interrogado durante a noite e já admitiu os factos de que foi acusado.

Ataque com arco e flecha na Noruega: Suspeito é dinamarquês, tem 37 anos
Notícias ao Minuto

08:44 - 14/10/21 por Tomásia Sousa com Lusa

Mundo Noruega

O autor do ataque desta quarta-feira à noite, na Noruega, é um cidadão dinamarquês de 37 anos, já sinalizado pela polícia como "radical". O suspeito já admitiu os factos de que foi acusado.

"Anteriormente, já havia preocupações sobre o homem ter sido radicalizado", disse o chefe da polícia norueguesa Ole B. Saeverud em conferência de imprensa, em Oslo.

Os detalhes são revelados numa altura em que correm vários rumores nas redes sociais sobre a identidade do suspeito de ter atacado várias pessoas, esta quarta-feira, com recurso a um arco e flecha, na cidade de Kongsberg, no sudeste da Noruega.

A polícia adianta que o atacante usou "outras armas" além do "arco e umas flechas".

De acordo com o canal de televisão TV2 da Noruega o atacante "converteu-se ao Islão" e "já havia preocupações sobre o homem ter sido radicalizado".

A polícia da Noruega, que convocou uma conferência de imprensa que se vai realizar hoje de manhã, ainda não se referiu aos motivos que levaram o agressor a matar.

A polícia e a Procuradoria ainda não se pronunciaram sobre a motivação do atacante. 

O ataque resultou em, pelo menos, cinco mortos e dois feridos, quatro mulheres e um homem (um agente da polícia que estava fora de serviço), todos entre os 50 e os 70 anos.

O alerta para o incidente foi dado às 18h13 (hora local, 17h13 em Lisboa) e o suspeito foi detido às 18h47, depois de confrontar e tentar fugir das autoridades, tendo sido transportado para a prisão de Drammen.

De acordo com a imprensa alemã, o suspeito esteve a ser interrogado durante a noite e estará a colaborar com a polícia.

Ontem, as autoridades já tinham avançado que o homem agiu sozinho, não estando a ser procurados mais suspeitos, e que o caso está a ser investigado para determinar se se tratou de um ataque terrorista.

[Notícia atualizada às 08h59]

Leia Também: Pelo menos cinco mortos em ataque com arco e flecha na Noruega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório