Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Etiópia: Forças federais lançam ofensiva contra rebeldes tigray em Amhara

As forças federais etíopes e milícias regionais aliadas lançaram uma ofensiva aérea e terrestre contra os rebeldes tigray no estado de Amhara, vizinho do Tigray, segundo fontes humanitárias e tigray à agência France Presse.

Etiópia: Forças federais lançam ofensiva contra rebeldes tigray em Amhara
Notícias ao Minuto

21:52 - 09/10/21 por Lusa

Mundo Etiópia

As operações militares sucedem-se em várias partes da região desde quinta-feira, segundo fontes humanitárias, sob condição de anonimato, e os receios de que os combates possam recomeçar em Tigray aumentam.

É uma "ofensiva maciça", afirmou Getachew Reda, porta-voz da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF, na sigla em inglês), cujas forças enfrentam o exército federal etíope no norte da Etiópia há 11 meses.

A ofensiva inclui "artilharia e bombardeamentos aéreos, particularmente através de drones", acrescentou o porta-voz, que denunciou a "concentração de dezenas de milhares de tropas" em Amhara, particularmente nas áreas de Gondar e Wollo.

"Estamos prontos a enfrentar esta ofensiva em todas as frentes, manteremos as nossas posições até que o cerco seja levantado", acrescentou Getachew Reda.

Funcionários da administração estadual em Amhara, fontes federais e militares não responderam aos pedidos de esclarecimento sobre as ofensivas, que não puderam ser verificadas de forma independente pela AFP.

Na passada segunda-feira, o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, tomou posse em Adis Abeba para um mandato de cinco anos, num evento em que se comprometeu a prosseguir a guerra em Tigray e estender ao estado etíope rebelde o poder federal, não obstante as críticas internacionais de que tem sido alvo, nomeadamente por parte dos Estados Unidos, um aliado tradicional.

"Nenhuma amizade deve ser feita à custa do sacrifício da honra da Etiópia", afirmou então.

Leia Também: Guterres exige explicações à Etiópia por expulsão de funcionários

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório