Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Leyen desloca-se aos Balcãs ocidentais antes da cimeira conjunta

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, inicia hoje um périplo pelos países dos Balcãs ocidentais que antecede a cimeira com esta região em 6 de outubro e em plena escalada de tensão entre a Sérvia e o Kosovo.

Leyen desloca-se aos Balcãs ocidentais antes da cimeira conjunta
Notícias ao Minuto

16:44 - 27/09/21 por Lusa

Mundo Ursula von der Leyen

A visita, prevista para preparar a cimeira entre a União Europeia (UE) e os Balcãs que vai decorrer na Eslovénia e destinada a reafirmar a perspetiva europeia destes países, coincide com um novo período de tensão na fronteira entre a Sérvia e a sua antiga província do sul, após a decisão unilateral de Pristina destinada a impedir a entrada no território de veículos com matrículas sérvias.

A presidente do órgão executivo da UE iniciará a sua vista na Albânia, antes das deslocações à Macedónia do Norte, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Bósnia-Herzegovina, onde conclui a deslocação na quinta-feira, indicou o CE em comunicado.

Em Tirana vai ser recebida pelo Presidente albanês, Ilir Meta, e pelo primeiro-ministro, Edi Rama, que acompanhará na inauguração da escola para crianças Korb Muça, reconstruída com fundos do programa comunitário "EU4Schools" na sequência do devastador terramoto na Albânia em 2019.

De acordo com a agenda disponibilizada pela CE, Von der Leyen desloca-se na tarde de terça-feira a Skopje para encontros com o primeiro-ministro macedónio, Zoran Zaev, e com o Presidente Stevo Pendarovski, antes de visitar um centro cultural para a juventude.

Na quarta-feira, a líder da CE viaja para Pristina onde manterá um encontro com a Presidente kosovar, Vjosa Osmani, e o primeiro-ministro Albin Kurti, e conhecer a escola infantil Cicerimat, construída com fundos da UE.

Von der Lyen desloca-se de seguida a Podgorica, onde será recebida pelo chefe de Estado montenegrino, Milo Djukanovic, e pelo primeiro-ministro, Zdravko Krivokapic.

Neste pequeno país dos Balcãs, a política alemã visitará o Instituto de Saúde Pública, que recebeu ajuda da União durante a pandemia.

Em Belgrado, a próxima etapa, vai encontrar-se com o Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, e a primeira-ministra, Ana Brnacic.

Na manhã de quinta-feira, e acompanhada por Vucic, participará na apresentação de um projeto sobre um corredor ferroviário e na assinatura de um contrato para a reabilitação de um troço da Autoestrada da Paz, projeto também apoiado pela UE.

Por fim, e na Bósnia-Herzegovina, assistirá na tarde de quinta-feira à cerimónia de abertura da ponte Svilaj, que une este país à Croácia, acompanhada pelo primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, e o presidente do Conselho de ministros bósnios, Zoran Tegeltija.

Ainda nesse dia, em Sarajevo, manterá encontros com os membros da presidência colegial da Bósnia-Herzegovina.

Leia Também: UE mobiliza 95 milhões para garantir testes para viagens em 20 países

Recomendados para si

;
Campo obrigatório