Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Regressou com máscara, baixou-a e matou funcionário. Alemanha em choque

A Alemanha reage com choque e indignação após o "homicídio a sangue frio" de um funcionário de uma bomba de gasolina, de 20 anos de idade, por um cliente que não queria usar máscara. O homem, que se entregou às autoridades, pertencerá a um movimento de extrema-direita e já há muito que causava medo entre os vizinhos.

Regressou com máscara, baixou-a e matou funcionário. Alemanha em choque
Notícias ao Minuto

16:24 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Alemanha

As autoridades alemãs indicaram esta quarta-feira que o homicídio de Alexander, de 20 anos de idade, num posto de combustível de Idar-Oberstein, no oeste da Alemanha, foi "um caso isolado", mas a população teme um escalar de violência decorrente dos movimentos negacionistas e de extrema-direita.

Em entrevista à RTL, uma vizinha do homicida de 49 anos de idade, que entretanto se entregou à polícia, disse que "era apenas uma questão de tempo até as coisas piorarem". A mulher, que não se identificou, disse sempre ter tido medo dos encontros com Mario, que morava ao lado do seu salão de estética.

De acordo com a moradora local, o 'developer' informático era agressivo e insultava as pessoas com regularidade. "Era uma ameaça até para as minhas clientes", disse. "O problema era o estacionamento, dizia a todos os clientes que não podiam estacionar perto da garagem dele, para não terem problemas."

Embora as autoridades tenham descrito o crime como "um caso isolado", admitiram que este revela "um grau dramático de brutalidade na sociedade." Os mesmos alertas são feitos de forma transversal por responsáveis políticos, que condenam o crime, descrito pelo ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, como "um homicídio a sangue frio."

Mario, para além de aderir a teorias da conspiração relacionadas com a pandemia, ainda terá ligações a movimentos de extrema-direita. O procurador Kai Fuhrmann disse, na segunda-feira, que este se apresentou na esquadra local no domingo. À polícia, declarou que se sentiu "encurralado" pelas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, considerando uma "violação crescente dos seus direitos" e que não viu "nenhuma outra saída".

Notícias ao Minuto Alexander era estudante e trabalhava em part-time no posto de combustível© Reprodução Facebook  

O caso ocorreu no sábado, quando um funcionário de uma bomba de gasolina, um estudante de 20 anos, recusou-se a atender um cliente, que queria comprar uma grade de cervejas, porque este não usava máscara.

O homem de 49 anos não gostou e saiu, mas voltou depois, desta vez a usar uma máscara. Ao dirigir-se a Alexander, porém, baixou-a. Depois de receber novamente a ordem para usar a máscara corretamente, Mario tirou uma arma do bolso e baleou o estudante, que morreu instantaneamente, segundo a polícia. As câmaras de videovigilância captaram todo o incidente [imagem que ilustra a peça].

Notícias ao Minuto Desde sábado, vários moradores colocaram flores e velas diante da bomba de gasolina.© Thomas Frey/picture alliance via Getty Images  

Os investigadores revistaram o apartamento do homem, onde encontraram a arma do crime, bem como outras armas de fogo e munições.

O grupo intitulado 'Pensadores Livres (Querdenker)', um movimento radicalmente oposto às medidas de combate ao SARS-CoV-2 na Alemanha, celebraram pela internet o ataque mortal.

Leia Também: Merkel condena assassínio de jovem por pedir uso de máscara

Recomendados para si

;
Campo obrigatório