Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Alemanha vai deixar de pagar quarentena a cidadãos não vacinados

Até agora, qualquer trabalhador que tivesse de ficar em quarentena por estar infetado ou por ter regressado de um país considerado de risco, tinha direito a receber o vencimento durante esses dias. Mas isso vai mudar. O ministro da Saúde diz ser injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados.

Alemanha vai deixar de pagar quarentena a cidadãos não vacinados
Notícias ao Minuto

15:55 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Alemanha vai deixar de pagar o período da quarentena aos trabalhadores não vacinados que tenham de ficar em isolamento por causa da Covid-19. Segundo o ministro da Saúde, Jens Spahn, é injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados.

As regras, que serão implementadas pelos governos dos 16 estados federais da Alemanha, vão entrar em vigor até 11 de outubro.

A medida vai afetar todas as pessoas que tenham teste positivo à Covid-19, mas também aquelas que regressam de viagem de países designados de alto risco, como é o caso, atualmente, do Reino Unido, da Turquia e de algumas regiões de França.

De acordo com as regras em vigor na Alemanha, as pessoas que regressem de uma viagem a algum desses países devem ficar em quarentena por, pelo menos, cinco dias. Sendo que, aqueles que já estão vacinados ou que recuperaram recentemente da Covid-19 não são obrigados a fazê-lo.

Com a medida agora anunciada, esses dias de isolamento não serão pagos aos trabalhadores.

"É uma questão de justiça", afirmou também o ministro. "Aqueles que se protegem e aos outros através da vacinação podem, com razão, perguntar por que havemos de pagar a alguém o período de quarentena depois de umas férias num país de risco."

A vacinação não é obrigatória na Alemanha, mas as autoridades têm tomado medidas que tornam cada vez mais inconveniente não ser vacinado.

Os testes à Covid-19, que são exigidos para jantar no espaço interior dos restaurantes, por exemplo, vão deixar de ser gratuitos a partir de 11 de outubro.

Na Alemanha 74% dos adultos já têm o esquema vacinal completo.

Leia Também: Alemanha soma mais de 10 mil infetados e 71 mortes por Covid-19 em 24h

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório