Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Portugal, o 10.º país com menos casos; Novo método de vacinar?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Portugal, o 10.º país com menos casos; Novo método de vacinar?
Notícias ao Minuto

08:12 - 20/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O processo de vacinação em Portugal continua a decorrer e a ajudar a estabilizar o número de casos de Covid-19.

Só este fim de semana, 74 mil adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, concluíram o esquema vacinal estando agora mais protegidos contra a doença que mudou o mundo.

Perante a chegada do inverno e das gripes, a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a considerar administrar a terceira dose do imunizante a todos os portugueses com mais de 65 anos, ou seja, a um universo de 2,4 milhões de pessoas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

16h00 - Este registo fica por aqui. Pode continuar a acompanhar as últimas atualizações da Covid-19 em Portugal e no Mundo aqui.

15h21 - Vaticano exige certificado. A partir do dia 1 de outubro será necessário apresentar um certificado de vacinação, teste com resultado negativo ou recuperação da Covid-19 para entrar no Vaticano.

15h00 - Áustria exige máscaras e certificados nos teleféricos. A Áustria vai exigir o uso de máscaras protetoras e certificados Covid-19 a quem utilizar os teleféricos, uma vez que o país tenta atrair esquiadores estrangeiros, pela primeira vez em dois anos, sem ver os números da pandemia a aumentarem.

14h37 - Portugal é 10.º país da UE com menos casos diários. Portugal é o décimo país da União Europeia com menos novos casos diários (90) de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes na última semana, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.

14h35 - Açores com 78,8% da população com vacinação completa. Os Açores têm 78,8% da população com vacinação completa contra a Covid-19, tendo sido administradas mais de 358 mil doses desde dezembro, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h29 - Reino Unido dá prioridade a reforço da vacina. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a prioridade do país é reforçar a vacinação dos residentes, em vez de enviar vacinas para os Estados mais pobres.

O governante recordou que o Reino Unido já fez "enormes contribuições" de vacinas a Nações em desenvolvimento, mas que a "prioridade" é vacinar os idosos e as pessoas mais vulneráveis do país.

Apesar disso, Boris Johnson salientou que "isso não significa que não estamos a assumir um compromisso com o resto do mundo" pois "todos concordamos que ninguém está seguro até que todos estejam seguros".

14h26 - EUA anunciam nova política de viagens. Os passageiros com o esquema de vacinação completo do Reino Unido e restantes países da União Europeia (UE) podem viajar para os EUA, sem restrições, a partir de novembro.

A nova política de viagens será anunciada hoje, de acordo com o Financial Times, pela administração de Joe Biden, depois de 18 meses de restrições.

13h48 - Pandemia colocou desafios ao sistema prisional e expôs "fragilidades". Quem o diz é a ministra da Justiça, que considerou que o contexto pandémico criou uma grande perturbação no funcionamento normal dos sistemas de justiça em toda a Europa, revelando de "forma inequívoca as fragilidades existentes"

13h24 - Índia vai retomar exportações de vacinas. Já no próximo mês, a Índia, maior produtor mundial de vacinas, vai retomar as exportações e doações do fármaco contra a Covid-19, depois de as ter suspendido durante um surto devastador de infeções domésticas em abril

13h06 - África regista mais 253 mortos e 9.738 infeções nas últimas 24 horas. África registou mais 253 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 206.432 óbitos, e 9.738 novas infeções, de acordo com os dados oficiais mais recentes hoje divulgados.

13h00 - Tailândia lança novo método para administrar vacinas. As autoridades de saúde tailandesas anunciaram um novo método de administração de vacinas contra a Covid-19. A partir de agora, as doses devem ser injetadas sob a pele, em vez de nos músculos. Os responsáveis acreditam que, desta forma, a imunidade aumente. 

12h53 - Casal com bebé doente expulso de restaurante do Texas por usar máscaras. Um casal foi expulso de um restaurante do Texas, nos EUA, por se recusar a tirar as máscaras que usavam para proteger o filho bebé que nasceu com fibrose quística, uma doença genética rara. O proprietário do espaço não acredita na função desta medida de proteção e não quer que os clientes permaneçam com a mesma no estabelecimento.

12h31 - Açores com seis novos casos e oito doentes internados. Os Açores registam hoje seis novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e oito doentes internados, mais três do que no domingo, revelou a Autoridade de Saúde Regional.

12h20 - Reino Unido inicia ensaios sobre nova vacina. Em Manchester vários voluntários estão a participar num ensaio de testes de uma nova vacina (GRT-R910), de segunda geração, que pode vir a oferecer uma imunidade mais duradoura que os atuais fármacos às novas variantes da Covid-19.

Neste momento, o estudo conta com pessoas com 60 ou mais anos.

Os responsáveis esperam que os resultados do ensaio cheguem no início do próximo ano. 

12h08 - Pandemia já matou pelo menos 4.689.140 pessoas no mundo. A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.689.140 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um relatório realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

11h53 - Pfizer segura e eficaz para crianças dos 5 aos 11 anos. A vacina da Pfizer contra a Covid-19 "é segura e eficaz" para crianças dos 5 aos 11 anos, concluiu um estudo da farmacêutica.

De acordo com os ensaios, que já vão na fase 2 de 3, as duas doses da vacina podem ser dadas nas crianças com 21 dias de intervalo.

A empresa vai agora enviar os dados para a FDA e EMA, assim como para outros reguladores do medicamento, para obter a aprovação da vacina para esta faixa etária.

11h26 - Gravidez na adolescência caiu drasticamente na pandemia. O número de gravidezes entre adolescentes com menos de 18 anos caiu drasticamente durante o primeiro confinamento, no Reino Unido.

De acordo com o Office for National Statistics (ONS) foram registadas 2.600 conceções em menores de 18 anos entre abril e junho de 2020, menos 27,7% que nos primeiros três meses do ano e menos 31,3% em relação ao período homólogo de 2019.

11h07 - Nunca é demais relembrar. Se tem mais de 12 anos e ainda não foi vacinado pode tomar a primeira dose, sem agendamento, em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental.

11h00 - 19% das pessoas com mais de 65 anos nunca desenvolvem anticorpos. Dados preliminares de um estudo realizado pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, indicam que 19% dos indivíduos com mais de 65 anos jamais desenvolvem anticorpos neutralizantes contra a Covid-19 após a toma das duas doses da vacina da Pfizer, comparativamente com 2,1% da população com menos de 65 anos.

10h49 - Rússia reporta 778 novas mortes. As autoridades russas registaram, nas últimas 24 horas, 778 novas mortes pelo novo coronavírus, revela a Reuters. O país já registou mais de 7 milhões de casos de Covid-19

10h40 - Escola encerrada na Lourinhã por funcionários em isolamento. A Escola EB2,3 Dr. João das Regras, na Lourinhã, está encerrada, depois de uma funcionária ter ficado infetada com Covid-19 e outros 12 terem ficado em isolamento até serem testados, disse hoje o diretor do agrupamento.

10h02 - "É provável que tenha Covid este ano se não for vacinado". Um médico escocês recordou, este domingo, no Twitter, que a pandemia ainda não terminou e "há um longo caminho a percorrer", prevendo que o número de casos voltem a aumentar no outono e inverno.

Desta forma, para o Dr. Gregor Smith, é importante que as pessoas se vacinem.

"Por favor, vacine-se! Se não o fizer o mais provável é que tenha Covid-19 este ano, durante o outono ou inverno", salientou o profissional de saúde.

09h35 - Investigadores estudam morcegos para entender pandemia. Uma equipa de investigadores recolheram várias amostras de morcegos, no norte do Camboja, para ajudar a entender a Covid-19. Testes realizados já o ano passado permitiram perceber que estes animais tinham um vírus semelhante ao coronavírus responsável pela pandemia.

09h17 - É seguro tomar vacinas da gripe e contra a Covid-19 ao mesmo tempo. Um médico britânico garantiu, esta segunda-feira, à Sky News que é seguro ser vacinado com a vacina contra a Covid-19 e da gripe ao mesmo tempo.

"Não há nenhum risco em receber duas vacinas de uma vez e isso pode estimular melhor o sistema imunológico", disse David Lloyd, recordando que fazemos já isso nos bebés.

"Os bebés chegam a receber seis ou sete vacinas de uma vez", lembrou o profissional de saúde.

09h00 - Nova Zelândia alivia restrições em Auckland. A maior cidade da Nova Zelândia, que se encontra em confinamento há cerca de um mês, vai ver as restrições aliviadas já amanhã, terça-feira, dia 21 de setembro.

Alguns locais de trabalho vão reabrir e os restaurantes poderão vender refeições no regime take away e delivery. Contudo, as escolas permanecerão fechadas e o teletrabalho continua a ser o recomendado.

Recorde-se que o país, que é dos que melhor tem lidado com a pandemia, sofreu um surto recentemente. Desde então, Auckland regista cerca de 20 casos por dia.

08h46 -  EUA financiaram manipulação de coronavírus em Wuhan. Um conjunto de documentos revelados pelo jornal 'The Intercept' revela a existência de projetos de investigação de entidades chinesas e americanas que contemplaram a recolha de milhares de amostras de coronavírus junto de morcegos, tornando-os mais transmissíveis e patogénicos.

08h07 - Alemanha regista 3.736 novos casos e mais 13 mortes. A Alemanha reportou 3.736 novos contágios e mais 13 mortes devido à Covid-19 no espaço de 24 horas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos acumulados, o país contabiliza 4.145.852 casos de infeção e 92.971 vítimas mortais

08h00 - Pessoas que fazem este tipo de alimentação têm menor risco de Covid-19. O consumo de uma dieta à base de plantas está associado a uma menor probabilidade de contrair Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Fique a par aqui

07h47 - Médica apela a grávidas para que se vacinem. Uma médica norte-americana apelou às mulheres grávidas que se vacinem depois de ter lidado com vários casos de pacientes não vacinadas. De acordo com Danielle Jones, estes casos, de mulheres grávidas não vacinadas, são dos "mais horríveis" da doença.

"O meu coração está partido. Os meus pacientes estão a sofrer. Famílias estão sofrer. As mães nem veem os seus bebés. Os bebés sofrem consequências graves da prematuridade extrema", explicou num tweet emocionado.

Acredita-se que as mulheres grávidas correm mais risco de contrair doenças graves causadas pela Covid-19 por terem o sistema imunitário em baixo.

Em Portugal, as mulheres que já não forem vacinadas devem tomar a vacina contra a Covid-19 a partir das 21 semanas.

07h41 - Reino Unido começa a vacinar jovens de 12 a 15 anos hoje.  As crianças entre os 12 e os 15 anos vão começar a ser vacinadas hoje contra a Covid-19 no Reino Unido. De acordo com as autoridades de saúde britânicas, há 3 milhões de jovens desta faixa etária elegíveis para tomar as vacinas. A administração das doses será realizada, para já, em algumas escolas de Inglaterra.

07h35 - China com 49 novos casos. A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 49 novos positivos de Covid-19, este domingo, dos quais 28 são considerados de contágio local na província de Fujian, sudeste do país, palco de um pequeno surto nas últimas semanas.

07h31 - 74 mil adolescentes concluíram esquema vacinal este fim de semana. Pelo menos 74 mil adolescentes concluíram o processo de vacinação neste segundo fim de semana dedicado à faixa etária entre os 12 e os 17 anos, revela a SIC Notícias.

07h30 - Bom dia! Começa aqui um novo registo de atualização de informação sobre a Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: DGS pondera 3ª dose para maiores de 65; Discotecas reabrem?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório