Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dois mortos e 19 feridos em ataques bombistas no Afeganistão

Pelo menos duas pessoas foram mortas e 19 ficaram feridas hoje em vários ataques bombistas em Jalalabad, a principal cidade do leste do Afeganistão, de acordo com um funcionário do hospital e vários meios de comunicação locais.

Dois mortos e 19 feridos em ataques bombistas no Afeganistão
Notícias ao Minuto

11:16 - 18/09/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Pelo menos duas bombas visaram os veículos das forças de segurança talibãs, de acordo com as mesmas fontes.

Estes foram os primeiros ataques mortais desde que o Governo Talibã foi instalado, em 07 de setembro deste ano.

Uma fonte das autoridades sanitárias, que solicitou o anonimato, disse à agência Efe, que apenas três dos feridos são civis, sendo os restantes combatentes talibãs destacados na cidade para manter a segurança.

Além disso, alguns dos feridos no hospital estão em estado "crítico", adiantou a fonte, citada pela Efe.

Pouco antes do ataque em Jalalabad, outra explosão ocorreu em Cabul, quando uma bomba magnética foi detonada no leste da capital, disse um polícia talibã, Qari Rashid, sem adiantar mais pormenores.

Uma testemunha, Ali Ahmad, indiciou que o dispositivo estava preso a um veículo e não causou vítimas.

Trata-se das primeiras grandes explosões no Afeganistão desde que os talibãs assumiram o controlo total do país, com a retirada das tropas americanas pouco antes da meia-noite de 31 de agosto.

Nangarhar tem permanecido como a principal área de operações no Afeganistão para o grupo jihadista Estado Islâmico, onde nos últimos anos tem havido numerosos confrontos entre os seus combatentes, os talibãs e as tropas afegãs e estrangeiras.

Apesar desta forte oposição, os combatentes do Estado Islâmico mantêm a sua presença em zonas remotas de Nangarhar e tornaram-se agora a principal ameaça para os talibãs, capazes de levar a cabo ataques como o de 26 de agosto ao aeroporto de Cabul, que causou pelo menos 170 mortos.

Leia Também: Talibãs trocam Ministério dos Assuntos Femininos por Prevenção do Vício

Recomendados para si

;
Campo obrigatório