Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Biden promete a Zelenski zelar pela integridade da Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou hoje ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelenski, o "firme compromisso" norte-americano para com a integridade territorial da Ucrânia perante "a agressão" da Rússia.

Biden promete a Zelenski zelar pela integridade da Ucrânia

"Os Estados Unidos continuam firmemente comprometidos com a integridade territorial da Ucrânia face à agressão russa. E apoiamos as aspirações euro-atlânticas da Ucrânia", afirmou Biden, no início da reunião com Zelenski, na sala oval da Casa Branca.

O Presidente norte-americano garantiu que uma das questões na agenda do encontro é saber como Washington pode ajudar Kiev a "avançar com reformas democráticas" para "se integrar completamente" na Europa.

Falando em ucraniano, Zelenski agradeceu a Biden pelo apoio contínuo dos Estados Unidos "à soberania" e "integridade territorial" da Ucrânia.

Este é o primeiro encontro presencial entre os dois líderes, depois de terem falado duas vezes por telefone, nos meses de abril e junho.

Zelenski já se reuniu hoje à tarde com o secretário de Defesa, Lloyd Austin, e com a secretária da Energia, Jennifer Granholm, além de se ter encontrado com o administrador da NASA, Bill Nelson.

De acordo com o gabinete de Zelenski, as reuniões com altos funcionários dos Estados Unidos têm como foco debater questões de segurança, o que inclui a ajuda norte-americana à Ucrânia para resistir à agressão russa em Donbass, a tensão no mar Negro, a recuperação da Crimeia e a situação do Nord Stream 2, o polémico gasoduto russo-alemão que contornará o território da Ucrânia.

Leia Também: Afegão que ajudou a resgatar Biden de tempestade deixado para trás

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório