Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ataque com drones a base aérea no Iémen causa oito mortos

Um ataque com drones a uma base militar no sul do Iémen causou hoje a morte a pelo menos oito soldados, segundo relatos de fontes oficiais militares e da área da saúde.

Ataque com drones a base aérea no Iémen causa oito mortos
Notícias ao Minuto

10:55 - 29/08/21 por Lusa

Mundo Iémen

De acordo com estas fontes, citadas pela Associated Press (AP) e EFE, foram registadas pelo menos três explosões na base aérea Al-Anad, na província de Lahk, no sul do país, que é controlada pelo governo reconhecido pela comunidade internacional.

Segundo os relatos, um míssil balístico atingiu a área de treinos da base aérea no momento em que dezenas de soldados efetuavam exercícios matinais.

Além das oito vítimas mortais, há ainda a registar mais de duas dezenas de feridos entre os soldados.

Falando sob anonimato, oficiais culparam os houthis pelos ataques, mas o porta-voz militar dos rebeldes não confirmou nem negou a autoria do mesmo.

Esta base aérea foi alvo de um ataque semelhante em 2019 do qual resultou a morte de 36 milicianos leais à força separatista do Conselho de Transição do Sul que enfrentavam tanto os houthis como o governo. Porém, no final do ano passado, esta força chegou a acordo para formar o governo de coligação internacionalmente reconhecido.

O Iémen está envolvido numa guerra civil desde 2014, quando os houthis, apoiados pelo Irão, controlaram grande parte do norte do país e chegaram mesmo à capital, Sana, forçando então o governo internacionalmente reconhecido a exilar-se.

Uma coligação de vários países, entre eles a Arábia Saudita, está a apoiar o Governo.

A guerra já matou mais de 130 mil pessoas e provocou a pior crise humanitária do mundo.

O Iémen tem um novo Governo de unidade desde meados de dezembro, que reúne frações rivais, tais como apoiantes do governo reconhecido pela comunidade internacional e separatistas do STC.

Leia Também: Fação da Al-Qaeda felicita talibãs pela tomada do poder no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório