Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Zelensky anuncia "contagem decrescente" para desocupação da Crimeia

O presidente da Ucrânia anunciou hoje, em Kiev, o início da "contagem decrescente" para a desocupação da Crimeia, ao discursar na abertura de uma cimeira internacional sobre aquele território anexado pela Rússia em 2014.

Zelensky anuncia "contagem decrescente" para desocupação da Crimeia
Notícias ao Minuto

11:58 - 23/08/21 por Lusa

Mundo Crimeia

"Hoje, anunciamos a contagem decrescente para o dia em que a Crimeia será desocupada", disse Volodymyr Zelensky, citado pela agência EFE.

Zelensky disse que a península, que em tamanho excede o território de alguns países europeus, está ocupada pela Rússia desde há sete anos, e "não se pode perder mais um dia".

"Temos de começar a escrever uma nova página na história da Ucrânia e na história da Crimeia ucraniana", insistiu.

Zelensky afirmou que a Ucrânia precisa dos "esforços conjuntos" da comunidade internacional para alcançar o seu objetivo através de métodos políticos.

O chefe de Estado ucraniano disse que após a anexação, a Crimeia passou de um local de lazer e descanso para "uma base militar".

"A ocupação da Crimeia levanta dúvidas sobre o sistema de segurança internacional, particularmente no que diz respeito à não viabilidade das fronteiras", afirmou.

Zelensky defendeu que "nenhuma nação se pode sentir segura" após os acontecimentos de 2014, que resultaram na anexação da Crimeia.

O Presidente da Ucrânia anunciou também que os participantes na cimeira da Plataforma Crimeia, que lançou em fevereiro deste ano, vão divulgar uma declaração conjunta para que a questão não saia da agenda internacional.

"A Ucrânia e eu pessoalmente faremos tudo o que for possível para devolver a Crimeia, para fazer da Crimeia, juntamente com a Ucrânia, uma parte da Europa", concluiu.

A ocupação pela Rússia da península ucraniana da Crimeia, em março de 2014, não é reconhecida pela comunidade internacional.

Desde a ocupação da Crimeia, a Ucrânia mantém um conflito armado no Leste do país com rebeldes apoiados pela Rússia, que provocaram cerca de 14.000, segundo a ONU.

A Plataforma Crimeia é uma iniciativa diplomática da Ucrânia que pretende ser um mecanismo de coordenação internacional para chamar a atenção global para a anexação da península pela Rússia.

A proteção dos ucranianos locais e dos tártaros da Crimeia e do seu património religioso, a prevenção de violações dos direitos humanos, a liberdade de navegação internacional nos mares Negro e de Azov e a militarização russa da península estão entre os tópicos a ser discutidos na cimeira.

O encontro conta com a participação de representantes de cerca de 40 países e organizações, incluindo o comissário Europeu do Comércio, Valdis Dombrovskis.

O comissário europeu reafirmou no seu discurso a posição já expressa pela União Europeia de condenação da ocupação da Crimeia.

"A UE continuará a apoiar os esforços diplomáticos da Ucrânia para pôr fim à anexação ilegal e à ocupação temporária da Crimeia e para manter esta questão no topo da agenda internacional", afirmou Valdis Dombrovkis.

Leia Também: Afeganistão: O mais importante evento geopolítico desde a Crimeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório