Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Explosão de bomba em procissão xiita no Paquistão causa três mortos

A explosão de uma bomba no centro do Paquistão durante uma procissão xiita da festa da Ashura matou hoje pelo menos três pessoas e feriu mais de 50, indicou a polícia local.

Explosão de bomba em procissão xiita no Paquistão causa três mortos
Notícias ao Minuto

12:48 - 19/08/21 por Lusa

Mundo Paquistão

Vídeos nas redes sociais mostram a polícia e ambulâncias a deslocarem-se para o local da explosão e vários feridos ao longo de uma estrada na cidade de Bahawalnagar, na província do Punjab, onde ocorreu o ataque.

O responsável da polícia municipal Mohammad Asad e o líder xiita Khawar Shafqat confirmaram o atentado e testemunhas indicaram que o ambiente na cidade é de tensão, com xiitas a protestarem e a exigirem uma retaliação.

Shafqat condenou o ataque e pediu ao Governo para reforçar a segurança destas procissões, que decorrem em vários outros locais do Paquistão.

A festa da Ashura assinala a morte no século VII do neto do profeta Maomé Hussein, um dos santos mais amados do islão xiita.

Durante as procissões da Ashura, que se realizam em todo o mundo, muitos participantes açoitam-se com correntes, entre outras expressões simbólicas de pesar por não terem podido ajudar Hussein antes de seu martírio na batalha de Karbala.

Os xiitas são uma minoria no maioritariamente sunita Paquistão e são vistos pelos extremistas da fação muçulmana dominante como apóstatas que merecem a morte.

Leia Também: Paquistão e talibãs reabrem fronteira vital para o comércio afegão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório