Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Orgulho LGBTQI. Centenas nas ruas de Sarajevo exigem mudanças na lei

Centenas de participantes na marcha do orgulho LGBTIQ exigiram hoje, em Sarajevo, mudanças legislativas que ponham fim à discriminação, nomeadamente, a criminalização do discurso de ódio. Veja as imagens.

Notícias ao Minuto

16:19 - 14/08/21 por Lusa

Mundo Bósnia-Herzegovina

Perto de 1.000 polícias foram destacados para o protesto, que decorreu sem incidentes.

A marcha orgulho LGBTQI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais) decorre, pela terceira vez, na Bósnia, este ano sob o lema "resistência das margens".

Os participantes reclamam "a adoção urgente de legislação criminal que sancione o discurso de ódio", afirmou um dos membros da organização, Lejla Huremovic, citada pela agência Efe.

Huremovic disse ainda que a comunidade LGBTIQ quer a legalização das uniões de casais homossexuais e os direitos decorrentes, bem como assegurar a transição para pessoas transexuais.

"Dois anos após o primeiro [protesto] estamos ainda expostos a sérias discriminações. Sempre me ensinaram que eu não deveria ser visível. Dizem-me que estou doente", referiu o ativista Amar Catovic.

Em simultâneo com esta manifestação, decorreu um protesto de apoiantes da associação conservadora Iskorak e do partido islâmico "Fé, Povo, Justiça", que defendem que o orgulho LGBTIQ "põe em perigo os valores tradicionais".

Leia Também: Mais de dez mil pessoas juntas na Marcha do Orgulho na Hungria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório