Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Orgulho LGBTQI. Centenas nas ruas de Sarajevo exigem mudanças na lei

Centenas de participantes na marcha do orgulho LGBTIQ exigiram hoje, em Sarajevo, mudanças legislativas que ponham fim à discriminação, nomeadamente, a criminalização do discurso de ódio. Veja as imagens.

Orgulho LGBTQI exige em Sarajevo criminalização do discurso de ódio - Centenas de participantes na marcha do orgulho LGBTIQ exigiram hoje, em Sarajevo, mudanças legislativas que ponham fim à discriminação, nomeadamente, a criminalização do discurso de ódio. Veja as imagens.

Notícias ao Minuto

16:19 - 14/08/21 por Lusa

Mundo Bósnia-Herzegovina

Perto de 1.000 polícias foram destacados para o protesto, que decorreu sem incidentes.

A marcha orgulho LGBTQI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais) decorre, pela terceira vez, na Bósnia, este ano sob o lema "resistência das margens".

Os participantes reclamam "a adoção urgente de legislação criminal que sancione o discurso de ódio", afirmou um dos membros da organização, Lejla Huremovic, citada pela agência Efe.

Huremovic disse ainda que a comunidade LGBTIQ quer a legalização das uniões de casais homossexuais e os direitos decorrentes, bem como assegurar a transição para pessoas transexuais.

"Dois anos após o primeiro [protesto] estamos ainda expostos a sérias discriminações. Sempre me ensinaram que eu não deveria ser visível. Dizem-me que estou doente", referiu o ativista Amar Catovic.

Em simultâneo com esta manifestação, decorreu um protesto de apoiantes da associação conservadora Iskorak e do partido islâmico "Fé, Povo, Justiça", que defendem que o orgulho LGBTIQ "põe em perigo os valores tradicionais".

Leia Também: Mais de dez mil pessoas juntas na Marcha do Orgulho na Hungria

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório