Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Eslovénia nega uso de Pegasus após assumir reunião com grupo NSO

Governo esloveno negou hoje que tenha usado ou mostrado interesse em adquirir o Pegasus, depois de a imprensa local ter divulgado que houve uma reunião com o grupo NSO, a empresa israelita que desenvolveu o programa.

Eslovénia nega uso de Pegasus após assumir reunião com grupo NSO
Notícias ao Minuto

19:35 - 20/07/21 por Lusa

Mundo Pegasus

O executivo só admitiu que, em março passado, o primeiro-ministro da Eslovénia, o populista conservador Janez Jansa, se reuniu com várias empresas de informática em Israel. 

Segundo o portal de informações Ostro, entre as empresas figurava o grupo NSO.

Outros órgãos de comunicação social indicaram que o ministro da Economia esloveno, Zdravko Pocivalsek, teve outra reunião com o conselho de administração da empresa israelita em maio.

"Durante o mandato deste Governo, a Eslovénia não teve interesse na compra do referido programa [Pegasus]. Segundo as informações que dispomos, nenhuma instituição eslovena utiliza este programa", anunciou o executivo, segundo a estação de televisão local N1. 

Por seu lado, o presidente da comissão parlamentar para o controlo dos serviços de informações e segurança, Matjaz Nemec, disse hoje à agência noticiosa local STA que foi informado no ano passado sobre um possível abuso de 'spyware', mas que não sabe o que é. 

Jansa é um forte aliado do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, cujo governo foi acusado de ter usado o programa para monitorar jornalistas e opositores.

O executivo de Jansa, que preside no atual semestre o Conselho da União Europeia (UE), tem sido repetidamente acusado por organizações não-governamentais internacionais e pela Comissão Europeia de ataques a jornalistas e à liberdade de expressão.

Leia Também: Telemóvel de Macron na lista de Marrocos a espionar através do Pegasus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório