Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Pelo menos sete mulheres mortas em distribuição de alimentos na Nigéria

Pelo menos sete mulheres morreram e outras quatro ficaram feridas numa debandada durante a distribuição de alimentos pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no nordeste da Nigéria, segundo fontes médicas e residentes.

Pelo menos sete mulheres mortas em distribuição de alimentos na Nigéria
Notícias ao Minuto

19:25 - 15/07/21 por Lusa

Mundo Nigéria

Milhares de pessoas aglomeraram-se num local de distribuição na cidade de Monguno, no estado de Borno, para receberem ajuda do CICV, mas a situação tornou-se caótica e acabou por resultar numa debandada.

Monguno, a cerca de 140 quilómetros da capital regional, Maiduguri, é o lar de dezenas de milhares de pessoas deslocadas que fugiram da violência da insurreição 'jihadista' e vivem em campos de acolhimento.

"Levámos para o hospital os corpos sem vida de sete mulheres, bem como quatro outras que se encontravam em estado crítico", disse à agência France-Presse Bello Maikudi, membro de uma milícia anti-'jihadista', que ajudou no salvamento.

O residente Ibrahim Ismail, assim como um funcionário do hospital para onde as vítimas foram levadas, corroboraram as informações.

"Todas as vítimas são mulheres. Duas das feridas estão grávidas", acrescentou a fonte hospitalar, sob anonimato.

A porta-voz da CICV na Nigéria, Fatima Sator, confirmou a existência da iniciativa, destinada a mulheres grávidas ou lactantes, mas não forneceu pormenores sobre o número de mortes ou feridos ou as razões do incidente.

"Estamos tocados e chocados com a perda de vidas humanas", afirmou a responsável, que acrescentou que a organização não-governamental está a prestar assistência aos feridos.

Desde o início da rebelião do grupo terrorista islâmico Boko Haram no nordeste da Nigéria, em 2009, o conflito fez quase 36 mil mortos e dois milhões de deslocados.

Leia Também: Nigéria: 35 aldeões mortos por "bandidos" no noroeste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório