Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Onda de calor nórdica. Lapónia regista dia mais quente em 107 anos

"É excecional a Lapónia registar temperaturas" acima dos 32º C, realça um meteorologista. A Suécia teve o terceiro mês de junho mais quente da história e a Noruega esteve perto de um novo máximo de temperatura.

Onda de calor nórdica. Lapónia regista dia mais quente em 107 anos
Notícias ao Minuto

15:31 - 06/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Aquecimento global

Os países nórdicos estão a enfrentar uma onda de calor intensa e estiveram perto de registar máximos históricos este fim de semana, informa o The Guardian.

O instituto de meteorologia da Finlândia reportou o mês de junho mais quente desde que começaram a ser compilados os registos das temperaturas em 1844.

Um bom exemplo da onda de calor que está a atingir a Finlândia é a região da Lapónia, que costuma ser o local mais frio deste país e é conhecida pelo frio extremo nos invernos.

No entanto, a Lapónia registou este domingo o dia mais quente desde 1914, com os 33.6º C atingidos em Kevo, segundo a STT. O máximo nesta região é de 34.7º C.

“É excecional a Lapónia registar temperaturas” acima dos 32º C, ressalvou o meteorologista Jari Tuovinen em declarações à YLE.

A Suécia registou o terceiro mês de junho mais quente da história. E o cenário também foi escaldante noutra nação nórdica, a Noruega.

O instituto meteorológico norueguês registou a temperatura de 34.3º C em Banak este domingo. Foi a temperatura mais elevada na Noruega este ano e ficou a menos de 2º C de ser um recorde.

Para os especialistas, esta onda de calor na Escandinávia está ligada à vaga de calor recente no Canadá e nos Estados Unidos. “As temperaturas altas na Escandinávia estão diretamente ligadas ao que aconteceu na América do Norte”, explicou Michael Reeder, professor de meteorologia na Universidade de Monash, na Austrália.

Leia Também: Onda de calor no Canadá provoca a morte a 500 pessoas numa semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório